Rádio Colmeia FM

Dedica Municipal presta homenagens aos educadores pelo dia do Professor

Divulgação

O VII Dedica Municipal de União da Vitória realizado nesta terça-feira, 13 outubro, teve como temática ‘A Fundamental Importância do Professor na Rede Pública de Ensino’. Marcado por homenagem e falas em torno da valorização dos professores, sendo o ‘mais especial de todos os eventos do ano’, por conta da comemoração do dia do Professor (15 de outubro) e ‘sustentado na indiscutível importância do papel’ de cada educador.

A atividade teve uma mesa redonda virtual, numa live transmitida pela Escola da Magistratura (EMAP), com o juiz da Vara da Infância e Juventude (e coordenador do CEJUSC), Carlos Mattioli, promotor de Justiça, Júlio Ribeiro de Campos Neto, e secretário Municipal de Educação, Ricardo Brugnago. O sistema visa formação continuada e controla frequência para inscritos, permitindo a geração de certificados.

Com mensagem positiva, incentivo à força interior, renovação e apresentações culturais, o VII Dedica abordou a professora e o professor e alcance de objetivos pela persistência, ‘sendo um campeão’ de acordo com a mensagem. Para o secretário municipal de Educação, Ricardo Brugnago, nenhuma professora ou professor recebeu instrução para ministrar aulas online, mas se superou e a educação em plataforma virtual foi mantida.

O juiz da Vara da Família, Carlos Mattioli, frisou de que sua fala seria breve, mas a mais importante do ano, pela homenagem aos educadores. “A fala mais especial e a mais importante, deste Dedica de 2020, porque é a homenagem aos nossos educadores e educadoras”, afirmou. Citando o quanto fica sensibilizado ao lado dos professores no trabalho em conjunto e a importância do projeto de combate à evasão escolar, existente há 12 anos na região.

Divulgação

Ainda, ele fez questão de destacar a prioridade da educação na Vara da Família, Tribunal de Justiça e Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).  Falando em nome da promotoria da Infância, Júlio Ribeiro de Campos Neto apontou a necessidade da formação para um futuro melhor. Citando a importância do professor, de ‘obviedade gritante’ que muitas vezes sequer é valorizada. “De indiscutível importância”, segundo ele.

Justamente num momento delicado de dificuldades, com necessidade de adaptação à nova sistemática de vida e ensino. Mas a distância social não foi barreira e nem adversidade para manter a qualidade. Sendo chamado para muitas tarefas, o papel do professor passa da função de apenas educar. Suprindo a ausência dos pais e responsáveis em alguns quesitos. Fato que, com a pandemia, fez as famílias assimilarem ao ato de educar.

Fizeram parte das homenagens, músicas, apresentações, mensagens de incentivo e um vídeo, produzido pela secretaria de Educação, com alguns componentes do sistema educacional de União da Vitória. Essa iniciativa visou celebrar o momento, com as professores e professores, mesmo que de forma virtual em reconhecimento ao dia dedicado aos educadores. “Celebrar a importância da [o] professora [o]”, completou Carlos Mattioli.

Divulgação