Rádio Colmeia FM

Defensoria Pública do Paraná terá mais dois defensores públicos em União da Vitória

O Defensor Público-Geral do Paraná, André Ribeiro Giamberardino, anunciou, na tarde desta quinta-feira 20, a ampliação do quadro de defensores(as) em União da Vitória, região Sul do estado. Atualmente, a sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) na cidade conta com o defensor público Fabiano Augusto Malaghini, que atua na área de Família, Sucessões e Registros Públicos, e com a defensora pública Maria Luiza Furbino de Novaes Gomes, responsável pela área da Infância e Juventude. Durante uma solenidade promovida pelo município, o DPG e o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, divulgaram também que haverá uma sala a mais para a instituição fazer atendimentos na cidade, espaço cedido pela Prefeitura. 

Foto: Defensoria Pública do Paraná

O coordenador da DPE-PR em União da Vitória, defensor público Fabiano Augusto Malaghini; a defensora pública Maria Luiza Furbino de Novaes Gomes, e outras autoridades também estiveram presentes na solenidade. Na ocasião, o assessor parlamentar Mário Ferreira representou o líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Hussein Bakri.

“Agradecemos a colaboração importante do trabalho do deputado Hussein Bakri e do prefeito Bachir para conseguirmos ampliar o atendimento da Defensoria às pessoas que mais precisam de assistência jurídica gratuita em União da Vitória. Teremos um ótimo espaço cedido pela Prefeitura para acolher ainda melhor a população”, disse Giamberardino.

De acordo com ele, com a nomeação dos(as) novos(as) profissionais, a tendência é a Defensoria atender também casos da área Cível, como pedidos de remédio, situações de despejo e problemas em contratos de aluguel, já que esta é uma atribuição que ainda não é coberta pela instituição no município. A ampliação também deve reforçar o atendimento da área da Família, a maior demanda da instituição no Paraná, que trata, por exemplo, de casos de divórcio, partilha de bens, guarda e reconhecimento de paternidade. No entanto, a confirmação dessas duas atribuições depende de deliberação da Administração Superior da DPE-PR. A instituição ainda deve debater a possibilidade de os novos(as) profissionais também atenderem casos de violência doméstica na cidade. Os(as) novos(as) defensores(as) devem começar a atuar no município após a posse e o curso de formação pelo qual todos e todas passam antes de iniciar a carreira. 

A nomeação ocorrerá com base na lista de aprovados(as) no IV Concurso Público para Defensores e Defensoras Públicas do Paraná, finalizado em dezembro de 2022. No início do ano, tomaram posse 40 novos defensores e defensoras públicas, na maior contratação da história da DPE-PR depois do primeiro concurso realizado pela instituição entre 2012 e 2013. 

Para o coordenador da sede em União da Vitória, a ampliação é uma demanda antiga da instituição na cidade e vai colaborar para melhorar o atendimento ao público. “Com a vinda de novos defensores, haverá uma ampliação da Defensoria em União da Vitória. Isso vai possibilitar, além de um avanço, um aprimoramento no atendimento. A Defensoria é uma instituição jovem, mas já é muito conhecida e bastante procurada na cidade. As nossas expectativas são grandes. E, com mais espaço e estrutura, haverá também mais qualidade de trabalho para os servidores e estagiários e um melhor acolhimento para a população vulnerável”, comentou o defensor Fabiano Malaghini

**Defensoria Pública do Paraná