Rádio Colmeia FM

Defesa Civil de Porto União já retirou 60 famílias

 

Foto: Divulgação

Com a forte chuva de sábado, 29, e o constante aumento do nível do rio Iguaçu no final de semana, a Defesa Civil de Porto União já contabilizou a retirada de 60 famílias em Porto União. Dessas, 12 famílias foram alojadas no Ginásio do bairro Bela Vista e 12 no Ginásio do Lauro Muller Soares.

O prefeito Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloísio Salvatti estiveram integrados a Defesa Civil Municipal, no final de semana, ajudando. “Não podemos deixar essas pessoas desassistidas neste momento”, observou o prefeito. Eles visitaram as famílias nos ginásios e estiveram a maior parte do tempo junto do secretário de Administração Paulo Buch, e do coordenador municipal de Defesa Civil, Adhemar Lírio, ajudando nos trabalhos. A Secretaria de Desenvolvimento Social também esteve de plantão no final de semana ajudando a Defesa Civil, assim como a Secretaria de Obras e as demais secretarias, 5º BEC Bld, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e Ambiental.

No sábado, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, esteve em Canoinhas onde reuniu todos os prefeitos do Planalto Norte, afetados pelas enxurradas, para saber as necessidades mais urgentes de cada município. O prefeito Anízio e o coordenador Adhemar Lírio, estiveram na reunião. “Ele solicitou que, se as prefeituras estiverem necessitando de algum auxílio seja feito pedido por escrito para a Defesa Civil do Estado. E se colocou a disposição dos prefeitos”, explicou o prefeito Anízio.

Lírio acredita que se estabilizando o rio nesta segunda-feira ou terça-feira, no final de semana o nível deverá começa a baixar. “Apesar de ter parado de chover, estamos de prontidão se precisar tirar mais alguma família”, falou.

Na manhã desta segunda-feira, 1°, houve a reunião da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC). Na reunião de avaliação foram colocados sobre a situação verificada até o momento e solicitou-se apoio contínuo das equipes, caso haja necessidade.

Na reunião foi colocada sobre a situação do setor agrícola, que também teve parcelas de prejuízo. Os produtores rurais já contam com a perda de aproximadamente 30% de litros de leite/dia, 20% de milho na lavoura, 40% de hortaliças, além dos danos em estradas rurais, dificultando o escoamento da produção.

 

Corpo encontrado:

 

No final de semana um corpo foi encontrado próximo a Secretaria de Obras, na rua Cruzeiro, na área alagada. Segundo informações do Instituto Geral de Perícias a suspeita da morte é afogamento e agora será feita investigação para saber as causas reais da morte.  Esse número entra para os números relativos a situação de emergência, acionada na semana passada, junto a Defesa Civil do Estado.