Ícone do site Rádio Colmeia FM

Defesa Civil de SC investe em prevenção em Porto União

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Defesa Civil do estado de Santa Catarina, realizou na cidade de Canoinhas, a entrega do material “Carta de Inundação” para as cidades do Planalto Norte, em prol de ajudar as equipes da Defesa Civil de cada município, em ações devido à chuva. A entrega ocorreu na tarde de terça-feira, 12 de novembro, na Câmara de Vereadores de Canoinhas.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O trabalho da Defesa Civil de fazer a Carta de Inundação, teve como objetivo dar uma direção as equipes locais no caso de ações rápidas para ajudar a sociedade em momentos de chuva e pós chuva em áreas de risco. A entrega dos documentos foi feita pelo chefe da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, João Batista Carneiro Junior, que destacou a importância do material para a equipe da Defesa Civil, acompanhe:

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/11/DEFESA-CIVIL-01-CHEFE-DA-DEFESA-CIVIL-DE-SC-JOÃO-BATISTACORDEIRO-JUNIOR-FALA-QUE-VAI-SERVIR-OS-MAPAS-D-EINUNDAÇÃO-PARA-AS-CIDADES.mp3?_=1

 

A cidade de Porto União foi representado pelo vice-prefeito Percy Storck, que recebeu das mãos do chefe da Defesa Civil de Santa Catarina e do coordenador da Defesa Civil no Planalto Norte, Clodoaldo dos Santos, o documento. Percy destaca a importância da carta de Inundação para ações de prevenção na cidade de Porto União.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/11/DEFESA-CIVIL-02-PERCY-STORCK-FALA-DA-CARTA-DE-INUNDAÇÃO-QUE-PORTO-UNIÃO-RECEBEU-DA-DEFESA-CIVIL-DE-SC.mp3?_=2

 

O documento busca instrumentalizar as defesas civis no controle e previsão de cheias, inundações e no apoio em operações e ações de proteção. As Cartas também serão usadas no mapeamento e análise de riscos hidrológicos e redes de monitoramento e alerta.

Segundo o coordenador regional de Defesa Civil, Clodoaldo Ribas dos Santos, atualmente os municípios da região da Amplanorte estão trabalhando na revisão dos planos diretores, e essa ferramenta vem no momento certo. “A prevenção no ordenamento urbano dos municípios é a melhor forma de se evitar futuras perdas, sejam elas econômicas ou de vidas”, destacou o coordenador.

Já o coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, destacou que é uma ação de prevenção e de planejamento que vai impactar diretamente nos municípios beneficiados com a entrega. “Podemos minimizar os prejuízos com sistemas de alertas e gestão de cheias. A informação antecipada pode minimizar danos, prejuízos e preservar vidas. Assim preparamos nosso Estado para os mais diferentes fenômenos meteorológicos”, completou.

Sair da versão mobile