Na manhã de terça-feira, 8, a Defesa Civil de Porto União, alimentou o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, sobre a situação causada no município pelo vendaval e intensa chuva, na noite de segunda-feira, 7 e madrugada de terça.
Árvores foram derrubadas, casas destelhadas, falta de energia elétrica e interrupção de telefonia fizeram parte das principais situações verificadas durante esse período, além de alagamento momentâneo em algumas ruas.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Adhemar Lírio, esteve desde a noite de segunda realizando os atendimentos solicitados.
Como alguns bairros da cidade estavam sem contato telefônico e sem energia elétrica, o trabalho da Polícia Militar e dos Bombeiros foi bastante utilizado.
Inicialmente a equipe distribuiu lonas para algumas famílias que solicitaram o apoio. Algumas situações foram encaminhadas para a Secretaria de Desenvolvimento Social, que estará prestando o atendimento dentro das possibilidades.
Até o momento não se tem números oficiais dos prejuízos. Os bairros mais atingidos pelo temporal é São Pedro, São Francisco e Área Industrial, bem como o distrito de Santa Cruz do Timbó e outras localidades.
Segundo informações da Intendência de Santa Cruz do Timbó, muitas árvores caíram na estrada que liga o Distrito a São Pedro do Timbó, na Serra de Santa Cruz, na serra de Santa Cruz a Bom Princípio e na área urbana do distrito, danificando muitas construções.
O Núcleo Infantil Sonho de Criança, na Área Industrial, sofreu danificações no telhado. No início da manhã a situação já foi resolvida pela equipe da Secretaria de Educação.
A equipe se mantém de prontidão e o telefone para contato é o 8432 9587 ou 193 – Corpo de Bombeiros.
Via comunicação Prefeitura de Porto União.