Rádio Colmeia FM

Demutran realiza ações de conscientização no Maio Amarelo

Foto: Divulgação

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) realizou no mês de maio diversas ações referente ao Movimento Maio Amarelo. O movimento tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Foto: Divulgação

O diretor do Demutran, César Viganó, destacou que “Essa ação foi baseada no sucesso do Outubro Rosa, que dedica o mês para ações de prevenção, assim foi criado o Maio Amarelo, para conscientizar as pessoas da importância de respeitar as leis de trânsito. É uma campanha anual para despertar a preservação dos acidentes de trânsito. Estatisticamente 90% dos acidentes poderiam ser evitados e por isso essa campanha tem a finalidade para despertar a atenção das pessoas que fazem parte do trânsito, sejam eles pedestres, ciclistas ou motoristas”, explica.

Esse mês o Demutran fez atividades em escolas no município e no 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, utilizando um documentário que fala sobre a prevenção de acidentes. “O documentário fala sobre cada um mudar a sua atitude no trânsito para prevenir o acidente. A mudança começa com cada um”, falou Viganó. O diretor do Demutran recebeu do coronel Franco Azevedo na última palestra realizada no batalhão o diploma de agradecimento por ter realizado a conscientização com o efetivo variável do 5º Bec Cmb Bld.

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.