Rádio Colmeia FM

Departamento de Defesa e Proteção Animal é implantado em União da Vitória

Foto: Divulgação

 

 

Foto: Divulgação

O elevado número de animais abandonados e maltratados em União da Vitória, levou a administração municipal à criar o departamento de Defesa e Proteção Animal. O departamento é chefiado pela professora Marlene Goulart Jakubiw, nomeada coordenadora de implantação do programa de políticas públicas em defesa e proteção animal.

Ela explica que, para desenvolver o trabalho de proteção aos animais também será criado um Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal, Deliberativo e Consultivo, formado por várias entidades. Ainda está prevista a criação do Fundo Municipal de Proteção Animal, para receber fundos do Conselho Federal.

Quanto aos programas, ela conta que serão implantados pela Prefeitura em três etapas diferentes. Inicialmente, será realizado o senso populacional de cachorros. A ação prevê a identificação dos animais por bairros, quantidade e quem são os donos.

Ela justifica que, para agir com eficiência na implantação das políticas específicas é preciso saber a origem do problema.

Na etapa seguinte, será realizada a identificação digital dos cães, por meio de microchips. Os microchips disponibilizam dados como identificação dos proprietários.

A última etapa é a castração cirúrgica dos cães machos e fêmeas. Esse trabalho deverá ser realizado em uma parceria entre o poder público e  Uniguaçu.

Outra ação será a realização de feiras de adoção e campanhas de posse responsável, que visam à segurança do animal.

Jakubiw observa que, a prefeitura está implantando as políticas públicas municipais de defesa e proteção animal, mas que os resultados não virão a curto prazo.

E para que o trabalho de proteção animal tenha eficiência, ela sugere que o poder legislativo crie leis que possam auxiliar o poder público em ações futuras, que a população participe como fiscais e que o trabalho de conscientização de proteção animal seja desenvolvido com crianças.