Ícone do site Rádio Colmeia FM

Deputados cobram retomada das obras de duplicação da BR-280

A duplicação da BR-280 voltou ao centro das discussões na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Em reunião realizada nesta quarta-feira (14), os deputados que integram a Bancada do Norte definiram o convite ao superintendente regional do DNIT em Santa Catarina, Alisson de Andrade, para prestar esclarecimentos sobre a paralisação das obras no trecho entre Araquari e São Francisco do Sul (lote 1).

Além disso, será encaminhada uma moção ao ministro dos Transportes, Renan Filho, solicitando providências urgentes para a continuidade da obra, considerada estratégica para o desenvolvimento da região Norte do estado. A bancada é composta pelos deputados Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Sargento Lima (PL), Maurício Peixer (PL), Antídio Lunelli (MDB), Matheus Cadorin (Novo) e Fernando Krelling (MDB).

Para o deputado Vicente Caropreso, coordenador do grupo, a indefinição quanto à duplicação tem provocado sérios prejuízos econômicos e comprometido a segurança viária. “Mais de 50 mil veículos transitam diariamente por esse trecho, muitos deles transportando cargas ao Porto de São Francisco. A população vive um cenário de caos, com congestionamentos intermináveis e risco constante de acidentes”, afirmou.

Embora a obra em debate esteja localizada em outra região do estado, a pauta também impacta diretamente o Planalto Norte. A BR-280 é uma das principais rodovias utilizadas por Porto União e municípios vizinhos para o escoamento da produção e deslocamento de moradores. Na última segunda-feira, inclusive, mais um acidente com duas vítimas fatais foi registrado em Porto União, reforçando a urgência de investimentos em infraestrutura viária.

Sair da versão mobile