Rádio Colmeia FM

Dezembro chega e trás o alerta do Dia Mundial de Combate á AIDS

Foto: Divulgação

O dia 1º de dezembro é o dia Mundial de Combate á AIDS, data esta instituída em outubro do ano de 1987, pela Organização Mundial de Saúde em apoio com a ONU. No Brasil a data começou a ser adotada no final de 1980, no qual começou a envolver os governos federais, estaduais, distritais e municipais, além das organizações sociais.

A data tem o objetivo de alertar e conscientizar as pessoas sobre os riscos da doença, e mostrar as opções de evitá-la, como o uso de preservativos.

O numero de pessoas infectadas pela HIV no Brasil, segundo estimativas do Ministério da Saúde, chega á aproximadamente 530.000. 25,4% nem sequer saber que estão infectadas, e cerca de 30% descobrem muito tarde.

O tratamento da doença inclui acompanhamento periódico com profissionais de saúde e a realização exames. Os medicamentos antirretrovirais só são tomados, quando os exames clínicos e de laboratório indicarem a necessidade. Esses remédios buscam manter o HIV sob controle o maior tempo possível, no qual a pessoa mesmo em tratamento pode e deve levar uma vida normal, sem abandonar a sua vida afetiva e social.

 

O que é HIV?

 

É o causador da AIDS. O vírus da imunodeficiência humana recebe esse nome, porque ele destrói o sistema imunológico.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS, mas, pode transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.

Como o HIV, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, o vírus pode ser transmitido de várias formas:
• Sexo sem camisinha (oral, vaginal, ou anal);
• Compartilhando agulhas e seringas contaminadas;
• Da mãe infectada para o bebê durante a gravidez, na hora do parto e/ou amamentação;
• Transfusão de sangue contaminado com o HIV;
• Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.


O que é AIDS?

 

AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, e se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose.