Rádio Colmeia FM

Dia de Combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes tem mobilização em Porto União

Foto: Divulgação

O Dia 18 de maio, marca a mobilização nacional contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Porto União, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente mobilizou uma equipe grande para trabalhar de forma diferenciada neste dia.

As principais ruas de Porto União tiveram grupos distribuindo panfletos e adesivos com o tema da campanha: Esquecer é permitir, lembrar é combater!

O presidente do Conselho, Claudinei Kziozek, explica que nesse ano o Conselho não recebeu nenhuma denúncia e analisa. “Isso é bom e ruim. Bom porque esse tipo de campanha pode estar surtindo efeito, mas ruim porque talvez não esteja havendo essa denúncia por parte da população”, explica. “Esse é um dos piores tipos de violência que acontecem, pois ela acontece no seio familiar, no lugar que era para ser de proteção, de carinho”, afirma Kziozek.

Para denunciar há vários números a disposição, mas os principais são o 190 (Polícia Militar), o 3523 4101 e 8432 9586 (Conselho Tutelar). Lembrando que a denúncia pode ser anônima.

 

Foto: Divulgação

Entenda o porquê da data:

 

A data marca o desaparecimento de Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo, em 1973. Hoje o desaparecimento da menina completa 42 anos, mas o caso foi encerrado sem nenhuma punição. Após a prisão, julgamento e absolvição dos acusados, o processo foi arquivado pela Justiça. Em memória à menina Araceli, uma das mais emblemáticas vítimas de violência contra a criança no País, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000.

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.