Dia 15 de outubro é comemorado o dia do professor. A data tem origem no ano de 1827, quando neste dia o imperador D. Pedro I decretou a criação do Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país.
Em 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com outros três profissionais da área, teve ideia de criar nesta data um dia de confraternização em homenagem aos professores. A data foi oficializada em 1963 pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”1. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.
Em União da Vitória neste ano as comemorações não puderam ser realizadas presencialmente devido a pandemia de Covid-19. Mas nem por isso homenagens deixaram de ser realizadas. O prefeito da cidade, Santin Roveda, em mensagem deixou sua manifestação de carinho. “União da Vitória respira educação”, disse.
Já o secretário de Educação, Ricardo Brugnago, cumprimentou seus colegas professores pela passagem do dia. “Me orgulho muito de cada um de vocês pelo fantástico trabalho que realizam”, colocou.
O chefe do Núcleo Regional de Educação em União da Vitória também deixou sua mensagem em homenagem aos profissionais de educação. “Vocês são especiais, conseguem deixar uma marca para vida inteira”, afirmou.
Uma mensagem do poder judiciário também foi deixada aos professores. O coordenador do CEJUSC e juiz da Vara da Família, Dr. Carlos Mattioli, prestou sua homenagem para todos os professores da região. “Esse dia dos professores é ainda mais especial na medida em que vivemos aulas a distância”, falou.
O professor e doutor Caio Moreira também prestou a homenagem aos colegas de profissão. “Em outras palavras conduzir e ser conduzido por uma ética inquebrável”, lembrou.