Rádio Colmeia FM

“Dia do Urubuzar” é promovido nas cidades irmãs

Foto: Gisele Ovitski / Rádio Colmeia

Foto: Gisele Ovitski / Rádio Colmeia

A praça Hercílio Luz em Porto União, recebeu neste sábado, 16 de novembro, a primeira edição do “Dia Nacional de Urubuzar”, evento promovido pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), organizado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Centro Universitário Ingá (Uningá) e o Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

O principal objetivo do “Dia Nacional do Urubuzar”, é sensibilizar a sociedade sobre os acidentes envolvendo animais domésticas ou selvagens. Segundo dados fornecidos pelo Atropelômetro, site também desenvolvido pela CBEE, cerca de 475 milhões de animais são mortos por ano em acidentes nas estradas. Ou seja, mais de 15 animais são mortos por segundo nas estradas do Brasil.

Com esses dados, o evento oferece informações sobre o aplicativo “Urubu Mobile”, que serve como uma central de monitoramento sobre os animais atropelados e quais rotas e ou regiões esse tipo de acidente mais ocorre. Emerson Ricardo dos Santos, um dos estudantes envolvidos nessa causa, explica qual a funcionalidade do aplicativo e como ele pode ajudar a salvar as espécies em extinção, acompanhe:

Foto: Gisele Ovitski / Rádio Colmeia

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/11/EMERSON-RICARDO-DOS-SANTOS.mp3?_=1

 

O evento também contou com a exposição de alguns animais, como borboletas, cobras, lagartos e besouros, tendo informações de onde, quando e por quem foi capturado. Os estudantes também cederam explicações sobre a importância de cada animal exposto, qual seu impacto para com o meio ambiente, como o aplicativo pode ser um aliado para os condutores e principalmente para os moradores do interior.

Com início ás 9h e termino ás 13h, o evento terá continuidade amanhã, domingo, dia 17 de novembro no Clube Náutico Hobi em União da Vitória, onde também estará acontecendo a 2ª Edição do Picnicão. Haverá doação de cães, atividades para as crianças e quem baixar o aplicativo “Urubu Mobile”, ganhará um algodão doce. Os estudantes também estarão disponíveis para baixar o aplicativo em seu celular na hora. A estudante de Ciências Biológicas e coordenadora deste evento, Liliane Keren Deringer, deixa seu convite para todos prestigiarem:

Foto: Gisele Ovitski / Rádio Colmeia

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/11/HOJE-ANIMAL-01-LILIANE-KEREN-DERINGER-ACADEMICA-DE-CIENCIAS-BIOLOGICAS-DA-UNESPAR-FALA-DO-DIA-DE-URUBUZAR-NAS-CIDADES-IRMÃS-E-O-MOTIVO-D-ETAL-EVENTO.mp3?_=2