Rádio Colmeia FM

Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso é hoje

 

Foto: Divulgação

A diretora-superintendente da Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória, Margarete Olivo, destaca a importância da comemoração do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso, celebrado neste sábado, 15.

Ela lembra que, a data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, e tem como objetivo criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

Margarete ainda observa que, dados do Disque Idoso Paraná, apontam que, as denúncias registradas contra as pessoas idosas e que tem maior incidência no Estado, são praticadas, principalmente, pelos familiares: cônjuges, filhos, netos, noras, genros, sobrinhos e outros parentes.

Os principais problemas são negligência e abandono, agressões verbais e psicológicas, apropriações indébitas de cartão de benefícios, com subtração dos valores de aposentadorias e a realização de empréstimos consignados, agressões físicas e cárcere privado.

“É fundamental para a nossa sociedade lutar contra todos os tipos de violência, e, em especial, a sofrida pelas pessoas idosas”, ressalta Margarete.