Rádio Colmeia FM

Dilma Rousseff é reeleita Presidente do Brasil

Foto: Divulgação

Neste domingo, 26, a população brasileira, voltou às urnas para escolher o novo Presidente do Brasil. As seções foram abertas às 8h, em todo o Brasil e pontualmente às 17h, foram finalizadas as votações em todo o pais.

De imediato os Tribunais Eleitorais Regionais, em todo o Brasil, iniciaram o trabalho de apuração dos votos e passando para o Tribunal Eleitoral Federal, onde foi divulgado através do site oficial do órgão.

Por volta das 20h30 foi confirmado que a atual Presidente Dilma Rousseff, foi reeleita com um total de 53.679.162 perfazendo 51,52% dos votos validos.

Já o candidato do PSDB Aécio Neves, obteve um total de 50.520.322 sendo 48,48% dos votos validos.

O Presidente Dilma Rousseff, acompanhou toda a apuração direto do Palácio do Planalto, em Brasília e por volta das 21h, deve fazer um pronunciamento agradecendo a todos que ajudaram na campanha eleitoral e em especial os brasileiros que votaram nela.

Já Aécio Neves, acompanhou a apuração direto de Minas Gerais, junto com a irmã e a mãe.

 

Foto: Divulgação

Acompanhe a trajetória da Presidente reeleita do Brasil Dilma Rousseff.

 

Dilma Vana Rousseff nasceu em Belo Horizonte em 14 de dezembro de 1947. Mais tarde se mudou para Porto Alegre onde se formou em Economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Interessou-se por ideais socialistas ainda na adolescência, mas só entrou para a vida política no estado do Rio Grande do Sul atuando pelo PDT partido Trabalhista do Brasil. Entre 1985 e 1988, foi Secretária da Fazenda do Governo Municipal de Porto Alegre. No início dos anos 1990 atuou como presidente da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul. Em 1993 tornou-se secretária de Energia, Minas e Comunicações do Rio Grande do Sul, no governo de Alceu Colares. De 1999 a 2002, foi Secretária de Minas e Energia do governo daquele estado. Em 2001, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), quando esse era presidido por Luís Inácio Lula da Silva. Durante a campanha de 2002, que levou Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, Dilma ganhou destaque na equipe responsável por formular o plano do governo na área energética. Foi convidada então a ocupar a pasta de Minas e Energia em 2003. Permaneceu no cargo até 2005, quando substituiu José Dirceu.

Em 2009, se submeteu a um tratamento contra um linfoma descoberto em exame de rotina. Após sessões de radioterapia e quimioterapia, anunciou que estava curada do câncer. Meses depois, teve sua candidatura à Presidência oficializada pelo PT.

Dilma comandou uma extensa campanha pelo País, tendo Lula como seu principal cabo eleitoral, e se tornou a primeira Presidente mulher do Brasil.