Rádio Colmeia FM

Diretora da Fusa reúne equipe de saúde

 

Foto: Divulgação

Na manhã de quarta-feira, 14, a diretora-superintendente da Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória, Margarete Olivo, realizou reunião de trabalho com os profissionais da área de saúde. Participaram do encontro, os funcionários que atuam nas unidades de saúde dos bairros Limeira, Rocio, Sagrada Família Salete, São Braz, região dos Conjuntos, São Sebastião, São Bernardo, Cristo Rei e São Gabriel, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem que realizam coleta de preventivo. O encontro foi realizado no auditório da 6ª Regional de Saúde e teve como pauta, a avaliação dos trabalhos desenvolvidos nas unidades de saúde.

Segundo a diretora da Fusa, está sendo organizado mapeamento da realidade positiva e negativa dos serviços de saúde prestados no município, que será entregue ao prefeito Pedro Ivo Ilkiv, em reunião já agendada para o dia 4 de setembro.  O objetivo é oferecer atenção básica de saúde resolutiva e humanitária para a população, por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Margarete explica que, a Atenção Básica é um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. ”Com essas ações, a Fusa fortalece a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e, consequentemente, reduz o fluxo de pacientes para os hospitais, isso porque, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% dos problemas de saúde, podem ser solucionados por meio do Programa Saúde da Família (PSF), que está relacionada com a saúde preventiva, mais barata, e eficaz”, reforça a diretora.

Ela ainda destacou a importância dessas reuniões, para que se possa acompanhar as ações de saúde, e tentar resolver as situações que surgem da maneira mais rápida possível.  “O gestor, além de administrar, precisa ouvir e dar respostas rápidas e adequadas, para solucionar os problemas”, enfatiza. “Essas reuniões, são canais que viabilizam o diálogo e as informações de maneira franca e objetiva, e por isso, permite fluir as decisões, e, principalmente, valorizar as equipes de trabalho”, acrescenta.

 

Teatro de Fantoche:

 

Antes da reunião, o grupo de teatro de fantoches, formado por agentes de saúde do bairro Nossa Senhora da Salete, que trabalha de forma voluntaria na divulgação dos cuidados da promoção e da prevenção da saúde, apresentou uma peça relacionada a prevenção  do câncer de próstata.

Durante todo o mês de agosto, as peças serão direcionadas às pessoas dos bairros, com o objetivo de chamar a atenção da população masculina, na prevenção de agravos á saúde.