Rádio Colmeia FM

Duas mortes por hantavirose é constatado em General Carneiro

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Hantavirose é a doença que mais esta preocupando os moradores de General Carneiros e cidades vizinhas. A causa vem das mortes que acontecerão, por contado contagio do vírus.

O primeiro caso relatado de morte ocorreu no dia 1º de novembro de 2014, em que a vítima foi um senhor de 51 anos. O segundo caso, já veio à tona no inicio deste ano de 2015. O que mais preocupa, é que ambos o casos foi identificado na mesma localidade, na Colônia Bracatinga, que fica no interior da cidade de General Carneiro.

Somente no balanço de 2013, foram registrados 14 casos da doença. 2014 ainda não fechado, porém, para o Dr. Ary Carneiro Junior, chefe da 6º Regional de Saúde em União da Vitória, haver dois casos tão próximos é muito preocupante.

A Hantavirose é causada através da urina, saliva e fezes de roedores silvestres, e segundo pesquisas, o ser humano é a única espécie que chega a adoecer com o vírus transmitido.

A prevenção do vírus consiste em medidas simples, como deixar os locais de armazenamento de alimentos bem fechados, não deixar muita louça acumuladas, fechar bem as latas de lixo, não deixar entulhos por volta da residência, bloquear qualquer acesso em que os ratos possam adentrar, e limpar os locais onde podem ter passados com álcool.

Em caso de contato com o animal, procure rapidamente um médico.

Ary Carneiro Junior destaca que a cada dia o trabalho contra a hantavirose, deve ser feito para não pegar a doença. Ary, diz que do ano de 1998 até 2015, foram registrado 88 mortes na região Sul do Paraná, sendo nesta soma oas duas registradas há pouco tempo.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2015/01/ARY-CARNEIRO-PARTE-04-FALA-DAS-DUAS-MORTES-E-O-NUMERO-DE-MORTES-DE-1998-ATE-2015-88-MORTES.mp3?_=1