Rádio Colmeia FM

Dr. Pedro Muller fala sobre taxa de ocupação dos leitos de UTI em União da Vitória

Doctor working on a digital tablet

Dr. Pedro Muller/ Rádio Colmeia

Os dias frios chegaram e a incidência de doenças respiratórias se torna alta, além do aumento da ocupação de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que é crescente nessa época do ano. Com a questão da Covid-19, essa ocupação se torna mais preocupante ainda.

O responsável técnico e Chefe da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional São Camilo, Pedro Muller, pontuou que não se pode escolher entre os pacientes de Covid-19 e os de doenças comuns, “a preocupação é que os pacientes graves continuam”.

Caso a ala existente da UTI venha a ficar lotada, já há um “plano B” caso mais leitos precisem ser disponibilizados. Um outro setor do hospital seria organizado como Unidade Intensiva para atender outros tipos de doença, já que estudos indicam que no momento, até agosto e um período de setembro terá um pico de casos.

Há uma preocupação também em relação as equipes e profissionais de saúde que precisam atuar nessas áreas. Pois os pacientes de UTI, tanto de Covid-19 ou outras doenças, precisam de um tratamento especializado, o que demanda pessoal especializado.

Segundo Muller, a estrutura física que o município apresenta parece ser suficiente, “mas isso depende da população”. Se as pessoas pararem de utilizar as medidas preventivas esse quadro pode mudar e “nós não teremos condições de atender todo mundo”.

É necessário que a população se preocupe em se proteger e proteger o próximo, assim como os profissionais de saúde, “a gente tem que ter esse bom senso de saber que a doença está aqui, se temos sintomas temos que procurar o órgão responsável e não sair espalhando doença para todo mundo”, afirmou.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/07/HOJE-PRINCIPAL-DR-PEDRO-MULLER-FALA-SOBRE-ALTA-NA-OCUPAÇÃO-EM-LEITOS-DE-UTI-QUE-AUMENTAM-NESSA-EPOCA-DO-ANO-E-SOBRE-OS-LEITOS-UTI-COVID-CASO-A-TAXA-DE-OCUPAÇÃO-AUMENTE-NOS-PROXIMOS-DIAS.mp3