Ícone do site Rádio Colmeia FM

É feita fiscalização em Postos de Combustíveis em PU

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Desde a tarde dessa quarta-feira, 26 de julho, e quinta-feira, 27, a equipe da Polícia Civil de Porto União, juntamente com a Divisão de Investigação Criminal (DIC), a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o INMETRO de Santa Catarina, estão fazendo um trabalho de fiscalização nos Postos de Combustíveis do município.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O trabalho das instituições, no passado, era realizado em seis em seis meses, mas com as normas, foi decidido que as fiscalizações devem ser realizadas uma vez ao ano.

As ações da ANP e do INMETRO de Santa Catarina, têm como objetivo fazer uma vistoria no sistema de colocação do combustível em todos os veículos, para ver se realmente o que o consumidor está pagando é o que ele está levando em seu automóvel. Outro aspecto deste trabalho é a verificação dos equipamentos, se estão dentro das normalidades como prevê o sistema da ANP.

Uma das ações feitas no início da tarde dessa quinta-feira, ocorreu em um posto na área central de Porto União, onde todas as bombas foram fiscalizadas, e os proprietários apresentaram todas as documentações pertinentes.

Para saber se o combustível está dentro das normas exigidas, foi feito o recolhimento de 20 litros de gasolina de cada bomba, e em seguida, feito o teste de qualidade e dos níveis de álcool e derivados na gasolina. O fiscal da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Stefan Nicolas Richetti Paunescu, destacou que é dever do posto de gasolina dar toda a atenção e um combustível de qualidade e dentro das normas. “É bom deixar bem claro que o consumidor ao abastecer o seu veículo, tem todo o direito de estar levando uma gasolina de qualidade, e o que realmente pagou. Deixo a dica para o consumidor, que ao fazer o abastecimento em qualquer posto, ele, o cliente, pode pedir para fazer um teste como este que estamos fazendo. Se o posto negar, pode ligar para a AN, ou ir até a delegacia para fazer uma denúncia”, destacou o fiscal.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Segundo o delegado da Polícia Civil de Porto União, Vinicius Burato Iunes, em todos os postos de gasolina de Porto União, as equipes da Polícia Civil, INMETRO, ANP e DIC, estiveram e foram bem recebidos. O delegado destacou que nenhum posto de Porto União foi fechado, o que foi encontrado foi pequenos problemas nos equipamentos como vazamentos, mas nada que de prejuízo ao cliente. As bombas que apresentavam problemas, como os vazamentos, foram lacradas até as gerencias dos postos fazerem as devidas arrumações.

“Já estivemos em várias cidades do Estado de Santa Catarina, onde o maior problema não foi a adulteração de gasolina, e nem o fato de vender dando pouco e levando mais no pagamento, mas sim, de pequenos problemas de vazamentos e defeitos rotineiros nos equipamentos.  E reafirmo o que já disse, o fiscal do ANP, que o consumidor, em caso de dúvidas, solicite sempre os testes”, finalizou o Técnico de Atividades de Fiscalização do INMETRO de Santa Catarina, Mario Luis Schmidt .

Galeria de fotos de: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Sair da versão mobile