No dia 06 de novembro, no Salão da Igreja Sagrado Coração de Jesus em Cruz Machado, ocorreu um encontro de Produtores de Leite do município, sendo uma parceria realizada entre a Secretaria de Agricultura do Município, Emater e empresas que coletam o leite que é produzido na região e outras empresas parceiras.
Cruz Machado possui 175 produtores de leite e o encontro tratou dos desafios na atividade leiteira, cenários do mercado, qualidade do leite e principalmente das IN 76 e IN77, as quais tratam das regras para a produção. O Prefeito Municipal Euclides Pasa, ressaltou a importância do setor leiteiro para o município e o apoio que prestam aos produtores através do Programa de Inseminação Artificial.
Segundo Osmar Chipanski, Técnico Agrícola da Emater, os produtores precisam se adaptar as novas regras e exigências das IN 76 e IN 77 para continuarem vendendo leite e tendo renda. A IN 76 trata das características e qualidade do produto na indústria. Na IN 77, são definidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor, que englobam desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.
O Secretário Municipal da Agricultura, Valdir Fernando Ostrowski, falou da reestruturação da secretaria de agricultura do município, com a aquisição de novos veículos para atender o Programa de Inseminação Artificial e do Ultrassom Veterinário para melhor diagnosticar a gestação das matrizes leiteiras.
Chipanski também ressaltou que este evento faz parte do Projeto da Emater “Leite Competitivo Sul-cantu”, que é um projeto de Assistência Técnica continuada e extensiva aos produtores de leite que está em 28 municípios de produtores de leite com mais de 30 técnicos, com foco no aumento da produtividade do rebanho, produção de pastagens, forragens, rentabilidade das propriedades e principalmente a qualidade do leite.