O Projeto Nossa Bandeira: Escola de Civismo, numa parceria entre o Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória e o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União, realizaram na manhã desta quinta-feira, 05 de dezembro, a última edição do projeto do ano de 2019, sendo realizado na região sul do município.
Na edição do mês de dezembro, estiveram reunidos alunos dos seguintes educandários: Escola Prof. Didio Augusto, Escola Prof. Vicente Codagnone, Escola Lina Forte, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Herbert Prescelliano Woehl, CMEI Ilta Lúcia Rodrigues, CMEI Zilá Palmas Fernandes Luiz, e o evento cívico ocorreu na nova quadra coberta da Escola Didio Augusto, no bairro Limeira.
No primeiro momento foi feita a leitura dos símbolos nacionais para os alunos, seguido do Hino Nacional e do Hino da cidade de União da Vitória. Depois do momento cívico, ocorreu a leitura do histórico das escolas presentes, ato este feito por alunos e professores. Depois de um breve histórico, ocorreu as palavras dos convidados e antes da fala do comandante do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, Tenente Coronel Damásio Douglas Nogueira Junior, teve a apresentação cultural da banda da Escola Didio Augusto.
O senhor Tenente Coronel Damásio Douglas Nogueira Junior, em sua fala para os alunos e convidados, agradeceu a parceria no Projeto Nossa Bandeira: Escola de Civismo no ano de 2019 e reafirmou o papel dos alunos na história do Brasil. Confira:
O secretário Municipal de Educação, Ricardo Brugnago, também ressaltou a importância do projeto e fez questão de agradecer ao comando do batalhão pelo trabalho realizado em 2019, nas escolas de União da Vitória. Confira:
O chefe do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, Carlos Albetto Polsin, na oportunidade foi representado pelo professor Aluizio Witiuk, pois o chefe está em Foz do Iguaçu, em reunião da Secretaria Estadual de Educação. Na sua fala do professor, destacou a importância do civismo nas escolas nas duas cidades e reafirmou o agradecimento a todas as escolas por receber o projeto.
Para o ano de 2020, o Núcleo Regional de Educação junto a Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória, devem fazer uma nova reunião com o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, pois no ano que vem o batalhão terá um novo comandante.