União da Vitória foi reconhecida nacionalmente com a nota máxima do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, uma iniciativa promovida pelo Ministério da Educação (MEC) como parte do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O selo premia as secretarias estaduais, municipais e distritais que se destacam na implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização infantil.
O programa busca garantir que 100% das crianças brasileiras sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de promover a recomposição da aprendizagem. Para isso, incentiva a colaboração entre União, estados e municípios, permitindo que cada localidade desenvolva políticas educacionais adequadas às suas especificidades.
União da Vitória vem consolidando seu destaque na área da educação básica. Em 2024, o município alcançou o maior índice do IDEB de sua história, foi premiado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) por implementar tablets para alunos do 1º ao 5º ano e agora recebe a nota máxima no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, reforçando seu compromisso com a educação de qualidade.
O prefeito Bachir Abbas celebrou a conquista, destacando o papel dos profissionais da educação:
“Este prêmio é de cada professor, de cada diretor, supervisor, de cada merendeira, de cada auxiliar, estagiário, de todos os profissionais que se dedicam à Educação de União da Vitória. Nós já temos os melhores professores e conseguimos, nesses quatro anos, dar condições físicas e materiais de trabalho para eles. Conseguimos colocar União da Vitória entre as melhores educações municipais do Paraná e do Brasil. Desde o começo do meu mandato, sempre falei: estamos trabalhando para as próximas gerações e não para a próxima eleição. Conseguimos plantar uma semente no que é mais valioso na sociedade, que são nossas crianças.”
A medalha de ouro reflete o compromisso de União da Vitória com o futuro de suas crianças e reafirma o município como referência em políticas educacionais no estado e no país.