Rádio Colmeia FM

Educação realiza reunião com escolas de tempo integral em Porto União

Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação de Porto União reuniu na tarde de sexta-feira, 29, diretoras, pedagogas, coordenadores e professores que atuam no contra turno para conversar sobre o programa do governo federal, que implanta a educação integral nas escolas municipais. O programa constitui como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

O evento foi organizado pela pedagoga e responsável pelo programa no município, Arlete Tabaca Cardoso. “O município hoje está contemplando todas as escolas municipais com o programa. As equipes das escolas veem trabalhando conforme a proposta do programa e até então não havíamos reunidos todos os envolvidos, para compartilhar as experiências e terem a oportunidade de apresentar o que está sendo realizado”, destacou ela.

As escolas das redes públicas de ensino fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macro campos de acompanhamento pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Segundo o secretário de Educação do Município, Bento Trindade Junior, Porto União é pioneira nas atividades da escola em tempo integral. Já em 2008, o Núcleo Educacional do Legru, tinha aulas em tempo integral. “Já fazíamos isso na escola do Legru que foi pioneira na região. Esse programa deu certo, as crianças vão cedo e ficam o dia inteiro na escola. Na parte da manhã é repassado a grade curricular normal e a tarde atividades extra curriculares. As crianças recebem as quatro refeições diárias. Então sabemos de alguma forma, que aquela criança que é mais carente, está bem alimentada e estudando”, explicou o secretário.