A Justiça Eleitoral confirmou que a população do Sul do Estado do Paraná vai às urnas em 2016, para escolher o seu novo chefe do poder executivo (prefeito) e legislativo (vereadores), no novo sistema de votação, a biométrica.
O novo sistema de votação no Brasil, já está em vigor deste a última eleição para o cargo de Presidente, deputados Estaduais e Federais, Senadores e Governadores, nas principais cidades do Brasil. No Paraná, as cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, já tem o novo sistema de votação em andamento.
Segundo a Justiça Eleitoral, o sistema biométrico, ajuda no trabalho dos mesários ao fazer a identificação do eleitor, e principalmente trás uma segurança ao votante, que tem sua digital em um sistema de dados que faz com que a urna só seja liberada para a pessoa que fez o cadastramento, e na hora de votar realmente estava na sessão de votação.
Na região Sul do Paraná, as cidades de General Carneiro, Bituruna, Porto Vitória, Cruz Machado, Paula Freitas e União da Vitória, os eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral no mês de maio para fazer o recadastramento biométrico para poder votar nas eleições de 2016.
Um representante da Justiça Eleitoral Mander Machado, comenta sobre o sistema biométrico e as cidades que estarão se incorporando ao novo sistema.