Em coletiva de imprensa realizada na tarde de quarta – feira, 18, o Prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, cedeu algumas explicações sobre o decreto nº 99/2020 de situação de emergência ao município.
Importante ressaltar que o documento autoriza a dispensa de licitação para compra de bens e serviços em momentos de emergência e reforça a necessidade de “redução, suspensão ou alteração dos serviços” nos órgãos e secretarias com atendimento ao público, com o objetivo de reduzir aglomerações e o fluxo de pessoas. Além disso, fica autorizado o home-office e a concessão de férias e licenças para servidores onde não houver prejuízo para o serviço público.
Na coletiva foi informado que houve a suspensão da entrega dos carnês de IPTU de forma presencial, sendo que agora, os boletos devem ser retirados pelo site da Prefeitura, justamente para evitar o caso de aglomeração. No caso de haver pessoas que não saibam fazer a retirada pela internet, foi pedido para que esperem as atividades voltarem ao seu estado normal, para então estarem emitindo novamente na Prefeitura. As questões de execuções fiscais no município também estão suspensas pelo prazo de 30 dias
O prefeito também destacou que houve uma reunião com os integrantes da Câmara de dirigentes e Lojistas em que todos entraram em um consenso e fizeram a assinatura de um oficio ao Governador Carlos Massa Ratinho Junior, pedindo o parcelamento das contas de água e luz. Oficio este, que foi enfatizado pelo Deputado e Líder do Governo, Hussein Bakri, que já levou o pedido presencialmente ao Governador. No momento, as autoridades locais esperam apenas o seu posicionamento.
Quanto ao fechamento do comércio, prefeito enfatizou que “em União da Vitória temos outro entendimento, nós trabalhamos mais com orientações e está dando certo, pois as pessoas estão entendendo (…) estamos conversando, nos expondo, orientando, tirando todas as dúvidas e questionamentos. Porto União é um estado e União da Vitória é outro e neste momento, nosso direcionamento é que não haverá o fechamento”, concluiu Santin.
O Presidente da Câmara municipal de Vereadores de União da Vitória, Ricardo Adriano Sass, também comentou sobre a possibilidade de antecipar os recursos da Câmara para o executivo, a fim de ajudar na situação de prevenção ao vírus.
O Secretário da Saúde do município, Dr. Ary Carneiro Junior repassou a informação de que as unidades que realizam procedimentos cirúrgicos, como o Hospital Regional e a APMI, a medida em que os leitos estão sendo liberados, serão dadas prioridades para serem usados somente em casos de real emergência. Já a Unidade de Pronto de Atendimento central e a Unidade de Saúde do Salete, estão sendo orientados para que os pacientes com síndromes respiratórios sejam atendidos de forma diferenciada.
Conforme confirmado na coletiva, as medidas impostas ao município podem sofrer alterações, pois tudo depende da forma em que o vírus estiver se propagando pelo estado. Ressaltando que em União da Vitória não há casos confirmados, a informação que tem, é que há um caso suspeito que já foi isolado e está recebendo os devidos atendimentos médicos.
Nesta quinta – feira, 19, o Prefeito Santin Roveda juntamente com o vice- prefeito Bachir Abbas, ressaltam a decisão de não fechamento do comércio, acompanhe: