Ícone do site Rádio Colmeia FM

Em União da Vitória quatro leitos UTI Covid-19 são desativados pela baixa ocupação na região

Dos leitos exclusivos para a Covid-9 que foram abertos na pandemia no Hospital Regional São Camilo, em União da Vitória, quatro foram desativados. O motivo é a baixa ocupação na região e também da macro leste, da qual a região faz parte.

Fotos: Rádio Colmeia

O Jornal Colmeia desta quarta-feira, 3, recebeu a Chefe da 6ª Regional de Saúde, Paula Kzryzanowski, que falou sobre a desativação dos leitos e também sobre a retomada do programa Saúde em Frente. Paula também trouxe informações sobre a pandemia na região e o retorno das cirurgias eletivas.

No início da pandemia haviam dez leitos de UTI geral no Hospital Regional. Desses dez, seis eram geral e quatro direcionados a pacientes com Covid-19. Depois de março de 2021, quando a situação se agravou, foi negociado com o hospital a abertura de mais quatro leitos em um esforço conjunto da 6ª Regional, equipes médicas do hospital e Deputado Estadual Hussein Bakri.

Agora, os quatro leitos da UTI geral que se transformaram em UTI Covid, retornam a ser de UTI geral. “Caso o cenário assim exija, nós retornaremos com a conversa com os hospitais e possível reativação ou outra forma”, disse Paula.

Programa Saúde em Frente

De acordo com Paula, o programa da Secretaria de Saúde do Estado (SESA), Saúde em Frente, traz a atividade de planejamento regional integrado. Ela e sua equipe, assim como os secretários de saúde da região participaram de uma reunião em Paranaguá na semana passada.

Este planejamento mostra quais as prioridades sanitárias que cada município tem para que o Estado possa suprir de maneira correta. A Chefe da Regional de Saúde deu um exemplo: é saber o que a Unidade Básica de Saúde do bairro Limeira precisa que é necessário ter no Paraná para suprir esta demanda.

Cirurgias eletivas

Com o retorno das cirurgias eletivas no Paraná a região da 6ª Regional também já retomou o agendamento da população. Paula explica que há um contrato SESA com o Hospital Regional o qual contempla o total de 50 cirurgias eletivas entre ortopedia, otorrino, cirurgia geral e ginecológica. Há três meses foi conseguido adicionar mais 20 cirurgias ortopédicas nesse contrato.

Os municípios estão se organizando e agendam com o hospital as cirurgias dos pacientes que passam pelas Unidades de Saúde. “Como há uma demanda grande é conforme a agenda do prestador. Todas as cirurgias, se atendem o protocolo, estão sendo liberadas, estão sendo retomadas”, frisou.

Você pode acompanhar a entrevista completa com a Chefe da 6ª Regional abaixo:

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2021/11/PAULA-K-6a-REGIONAL-DE-SAUDE.mp3
Sair da versão mobile