Ícone do site Rádio Colmeia FM

Empadão de Frango

Ilustrativa

O empadão de frango tem origem nos pastelões portugueses com forte influência medieval, que consistiam em grandes tortas salgadas, com recheios diversos, que podem ser de carne, frango, atum, bacalhau ou mariscos.

No século XIX os pastelões pequenos eram conhecidos como empadas de caixa. Nesse mesmo período na cidade do Rio de Janeiro, eram muito apreciadas as empadas com recheio de camarão, palmito, peixe e galinha. Uma outra razão do sucesso das empadas e empadões, era de que serviam como refeições. Em Portugal, as empadas de frango são hoje as mais populares, sendo possível encontrá-las na maior parte dos cafés e pastelarias, assim como adquiri-las em supermercados.

Nos Estados Unidos da América pode-se encontrar uma empada de frango, pedindo por chicken pie, e na Inglaterra a tradicional empada é nos sabores de frango e cogumelos, e também Meltow Mowbray Pie, recheada com carne de porco picada e colágeno.

*História por panificadora Saint Georges

Receita

Massa

500gr de farinha de trigo

300gr de manteiga ou margarina

1 colher de café de sal


Recheio

1kg de peito de frango refogado a gosto

Se quiser pode acrescentar requeijão ou queijo

Modo de preparo

Misture em uma bacia a manteiga, a farinha e o sal. Use as mãos para juntar todos os ingredientes. Vai esfarelar no começo mas depois ela dá liga e não gruda mais nos dedos;

Divide em dois pedaços. Um pedaço coloque na geladeira para descansar e o outro abra em um Marinex ou forma no fundo e nas laterais;

Faça o recheio bem refogado e para deixar o frango cremoso coloque uma misturinha de leite com uma colher de sopa de farinha de trigo ou maisena.

Adicione o recheio na massa. Pode colocar requeijão ou queijo por cima e cobrir com o outro pedaço de massa que foi guardado na geladeira.

Dica: coloque a massa no meio de dois saquinhos e estique com um rolo de macarrão e vá modelando. Pincele a massa com gema e café.

Leve ao forno 25 minutos e bom apetite!

Receita da @chefmarly_mazzaemcasa

Sair da versão mobile