Rádio Colmeia FM

Empresa apresenta soluções para melhoria no trânsito de Porto União

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Trânsito (Comutran) em Porto União, comandado por Claudio Tilgner de Souza, realizou na tarde de terça-feira, 16, na sala de reuniões do IMPRESS, um encontro dos membros do Conselho, onde foi apresentada a empresa Focalle e seus produtos.

A empresa fornece aparelhos como semáforos, lombadas eletrônicas, radares entre outros meios para melhorar e trazer mais segurança ao trânsito.

Segundo o presidente do Comutran a apresentação da empresa é válida, para conhecer os produtos utilizados e saber o que pode ser implantados em cidade do porte de Porto União. “Agora vamos fazer um estudo técnico, para saber quais os pontos no município que necessitam desses meios de fiscalização no trânsito. Cada rua que é pavimentada no município, em seguida vem um pedido de colocação de uma lombada física. Não é a maneira mais correta de monitorar o trânsito. A empresa veio aqui e expos as novas tecnologias de monitoramento de trânsito”, falou Cláudio.

Para o Cabo da Polícia Militar, Marcos Evandro Tarniovicz, que trabalha no setor de trânsito, a implantação desses aparelhos irá auxiliar o trabalho da polícia e trazer um benefício à população. “A polícia militar apoia que seja implantado, pois vai auxiliar no trabalho e irá ajudar a população. A gente tem várias reclamações recebidas e muitas vezes não temos como fiscalizar, em virtude de situações, que não temos um efetivo tão grande no município”, destacou.

Segundo explanou o representante comercial da empresa, Hugo Schneider, a maioria dos aparelhos é mais educativo do que punitivo. “Os produtos que a gente desenvolve é para colaborar para reduzir os problemas no trânsito e tentar de alguma forma ou de outra, reduzir os acidentes no trânsito. Nós temos o produto para oferecer e o município terá que fazer um estudo e com esse estudo em mãos, nós iremos mostrar as soluções para reduzir esses problemas”, afirmou ele.

Além de substituir as lombadas físicas, os aparelhos darão mais segurança. O vice-prefeito Aloísio Salvatti acredita que o caminho é a modernização. “As coisas estão se modernizando em Porto União com a ajuda do Departamento e do Conselho de Trânsito. Mas, essas mudanças dependem de planejamento e de orçamento. Junto com o prefeito Anízio de Souza tínhamos a ideia de fazer essa modernização desde o início do ano passado. Hoje trouxemos a empresa que fez a sua apresentação, e é claro que iremos fazer um estudo antes que será analisado, que vai mostrar se  os aparelhos são melhores do que as lombadas existentes hoje”, explicou Salvatti. Após o estudo, para a contratação de uma empresa que forneça os dispositivos, o processo deve passar por uma licitação, para a escolha da empresa que fornecerá os dispositivos.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Administração, Paulo Buch, o presidente da Associação Empresarial de Porto União (Acipu), Solimar Haiduk e integrantes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e do Comutran.