Rádio Colmeia FM

Empresa de operacionalização do SAMU se apresenta na 6ª Regional de Saúde em União da Vitória

Imagem: Adriano Dziduk/Rádio Colmeia

A apresentação da empresa que irá operacionalizar o SAMU em União da Vitória foi realizada na manhã dessa sexta-feira, 18, na 6ª Regional de Saúde. As sete ambulâncias, sendo cinco básicas e duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) móveis, assim como equipamentos que irão atender aos nove município que compõem a Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), foram apresentados.

4 de janeiro é o prazo máximo para a empresa estar em total funcionamento de operacionalização. As duas UTI’s móveis ficarão em União da Vitória e São Mateus do Sul. Já as básicas ficam São Mateus do Sul, União da Vitória, Bituruna, Cruz Machado e General Carneiro. O SAMU é um serviço técnico de urgências e faz também atendimento pré-hospitalar de todas as urgências e emergências, “levando o paciente no lugar certo, na hora certa”, disse a chefe da 6ª Regional de Saúde, Paula Krzyzanowski.

Imagem: Adriano Dziduk/Rádio Colmeia

Para Paula, apesar da época da pandemia de Covid-19 ser o assunto mais falado no momento, as outras discussões da área da saúde não param. O SAMU já era discutido desde o ano de 2009 vindo a ser intensificado neste ano de 2020.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/12/HOJE-PRINCIPAL-PAULA-6°-REGIONAL.mp3

O processo demorou pelo SAMU ser um serviço constituído de muita complexidade. De acordo com Paula, não é apenas a viatura que sai para atendimento, ele faz parte de uma rede de urgência e emergência da qual os municípios necessitam fazer a adesão. Essa adesão requer elevado recurso financeiro e leis que precisam ser aprovada nas câmaras de vereadores, assim como a construção das bases.

Imagem: Adriano Dziduk/Rádio Colmeia

Também existe uma grade de referência que indica para onde esses pacientes serão levados em determinados casos, envolvendo a central de regulação que fica em Curitiba. Quando as pessoas ligarem para o 192 solicitando o atendimento do SAMU, será primeiro direcionado a central de Curitiba.  “Envolve muito diálogo, muita discussão, muita organização”, colocou a chefe da Regional.

Na oportunidade o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, esteve presente no evento representando o município e o consórcio de saúde Cisvali, do qual é presidente. Para ele é de muita importância um serviço como o SAMU estar presente na região. “Quantas vidas serão salvas através do SAMU que é um serviço de urgência e emergência”, afirmou.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/12/CLAUDINEI-BITURUNA-SAMU.mp3
Imagem: Adriano Dziduk/Rádio Colmeia
https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/12/Empresa-de-operacionalizacao-do-SAMU-se-apresenta-em-Uniao-da-Vitoria-1.mp4
Imagem: Adriano Dziduk/Rádio Colmeia