Rádio Colmeia FM

Empresa inicia construção do campus União da Vitória do IFPR

 

Foto: Divulgação

A Construtora DM, que venceu a licitação para a construção do campus de União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) inicia a obra, efetivamente, na segunda-feira, 22.

A diretora do campus local, Patrícia Cambussi Bortolini, observa que, a obra será divida em duas etapas, estrutural e de acabamento, e que a expectativa, é que até outubro, a empresa já tenha erguido os blocos.

Com conclusão dessa etapa, Patrícia explica que, o IFPR abre nova licitação para finalizar a construção.

A primeira parte da obra compreende ao bloco administrativo e biblioteca. O edifício é composto por dois andares e para o térreo estão previstos: biblioteca, área de exposições, sala de aula multiuso para fins didáticos, espaço de convivência (pátio coberto) e secretaria de assistência aos alunos. Já para o andar superior, haverá área para o setor administrativo e coordenações, sala de professores, salas auxiliares e espaço de convivência para servidores.

Também está prevista a construção do ginásio do campus, que será edificado de forma praticamente concomitante ao bloco administrativo. A unidade ainda contará com uma ampla área verde e bosque integrado.

O projeto arquitetônico é modular, permitindo maior flexibilidade dos ambientes e também “prevê sistema de ventilação cruzada, iluminação natural difusa, proteção contra incidência solar direta, reuso de águas pluviais e sensores de presença para iluminação artificial, assegurando maior sustentabilidade da edificação.

A previsão é que a obra seja concluída em 12 meses

O prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, e o vice, Jair Brugnago, comemoram o início da obra, bem como a parceria com o Instituto na realização de diversos cursos, que são oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Pedro Ivo ressalta a importância desse investimento, que, além de qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, vai gerar emprego e renda no município.

Ele ainda observa que, em 2014, será realizado concurso público para contratação de 60 professores e 45 técnicos (30 de nível médio e 15 de nível superior).

Tanto o prefeito quanto o vice, defendem que, somente por meio da educação é possível desenvolver o município e a região.