Ícone do site Rádio Colmeia FM

End Polio Now: Rotary comemora o dia Internacional de Combate à Poliomielite

Ilustrativa

No dia do Combate contra a Pólio, o Rotary International comemora a erradicação da doença em quase todo o planeta. A organização foi uma das responsáveis por acabar com essa moléstia

A campanha End Polio Now, promovida pela organização Rotary Internacional, foi fundamental no marco histórico que se comemora nesse sábado, 24 de outubro. No dia Internacional de Combate à Poliomielite, o Rotary anuncia que a doença pode ser considerada eliminada de 99% do planeta Terra graças ao avanço da ciência preventiva e dos esforços de diversos países e organizações que se aliaram ao Rotary Internacional, com o objetivo de acabar com essa enfermidade.

Em 25 de agosto de 2020, comemorou-se a erradicação oficial da poliomielite no continente africano. A partir dessa data, 99% do Planeta é considerado livre da doença, graças aos esforços de organizações como o Rotary, que promoveu a campanha End Polio Now com o objetivo de erradicar a pólio.

O último caso no continente africano foi registrado na Nigéria, em 2016. Após um período de 4 anos sem infecção, uma doença pode ser considerada erradicada. Por isso, os países da África se tornaram oficialmente livres do vírus selvagem da pólio. Agora, os únicos países em que a doença não é considerada erradicada são Afeganistão e Paquistão, que ainda registram poucos casos. 

O Rotary International e a Pólio

O combate à Poliomielite sempre foi uma das principais lutas do Rotary International. A campanha End Polio Now já protegeu mais de 2,5 bilhões de crianças em mais de 120 países, acarretando na redução de 99,9% no número de casos mundiais.

Os rotarianos já doaram mais de 2 bilhões de dólares, inúmeras horas de trabalho, além do levantamento de mais de 10 bilhões de dólares entre governos para o combate da pólio. Juntamente com a OMS, a ONU e a UNESCO, o objetivo da campanha é erradicar para sempre essa doença e todo o planeta nos próximos anos.

Porém, os esforços do Rotary International em acabar com a pólio não são recentes. Essa luta data desde 1979, quando diversos Rotary Clubs compraram a vacina antipólio e a distribuíram para mais de 6 milhões de crianças nas Filipinas.

Sair da versão mobile