Ícone do site Rádio Colmeia FM

Enfermeira chefe da secretaria de Saúde de Porto União, Ilse Simione, divulga cronograma de vacinação

Imagens: Rádio Colmeia

O andamento da vacinação contra a Covid-19 tomou um novo rumo nos últimos dias. Em Santa Catarina o Governo do Estado anunciou esta semana que todos os catarinenses acima de 18 anos serão vacinados até o final de outubro. Em Porto União, nesta quarta-feira, 9, o público geral do grupo de pessoas com 59 anos começou a ser vacinado.

De acordo com a enfermeira chefe da secretaria de Saúde do município, Ilse Simione, os profissionais da área passaram por um treinamento disponibilizado pelo Estado nesta segunda-feira, 7. Nesta terça-feira, 8, e manhã de quarta-feira, enfermeiros e técnicos de enfermagem realizaram uma capacitação para aplicação das vacinas da Pfizer. “Já estamos capacitados”, afirmou.

Foram 920 doses da vacina AstraZeneca que chegaram da regional de Mafra nesta terça-feira. Das doses, 253 serão para os profissionais da educação; 195 para caminhoneiros; 11 para motoristas de transporte coletivo rodoviário; e 495 doses para população em geral com idade entre 59 e 55 anos.

Dos profissionais da educação foram inclusos agora os grupos 9 a 13, sendo:

Grupo 9 – Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino médio;

Grupo 10 – Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino profissionalizante;

Grupo 11 – Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino superior;

Grupo 12 – Trabalhadores da educação que atuam de forma presencial em outras áreas;

Grupo 13 – Trabalhadores da educação que atuam em atividade remota, EAD ou similares.

Segundo as orientações da Regional, os professores de inglês não foram inclusos e não serão contemplados ainda. “Nós entendemos que deveriam ser vacinados, mas infelizmente nós temos que seguir a nossa norma técnica”, diz.

Ilse Simione, enfermeira chefe da secretaria de Saúde de Porto União

Esta nova etapa também contempla os trabalhadores do serviço urbano do município e os trabalhadores da coleta de lixo. Para o grupo dos caminhoneiros é preciso comprovar pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pela carteira de trabalho registrada o ofício. Já os autônomos é preciso apresentar uma nota de carga dos últimos 30 dias.

O andamento da vacinação do público geral funcionará da seguinte forma: nesta quarta-feira pessoas com 59 anos; quinta-feira, 10, pessoas com 59 e 58 anos; sexta-feira, 11, pessoas entre 57 e 59 anos e assim sucessivamente. Caso haja pessoas nesta faixa etária que não possam tomar a vacina por terem contraído a Covid-19, é necessário aguardar 15 dias após a recuperação da doença para então se imunizar. Nesta terça-feira também, pessoas privadas de liberdade foram vacinadas.

A vacinação está sendo feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e não será realizada a domicílio. As unidades abertas são dos bairros São Pedro, Vice King, São Bernardo do Campo, Bela Vista, Área Industrial, Santa Rosa, Santa Cruz do Timbó e Unidade Central, no horário das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas.

A sala de vacinação da Unidade Central funciona das 7h às 19 horas. Ilse coloca que o último paciente atendido nesta sala de vacinação sempre é às 18h45 por conta do registro no sistema que é muito criterioso. Caso não haja uma grande cobertura de imunização terá a possibilidade das UBS abrirem no sábado.

A vacinação a domicílio está sendo realizada apenas aos idosos acima de 75 anos que ainda não receberam a 2ª dose, ou idosos com alguma dificuldade de locomoção, que podem ligar nas UBS para agendamento.

O calendário completo da vacinação contra o Coronavírus já foi divulgado pelo Estado. O último grupo, de 18 a 24 anos, inicia a imunização no dia 1º de outubro e vai até o dia 23 de outubro. “Até dia 23 de outubro com grande emoção nós vamos vacinar todos os nossos munícipes”, pontua Ilse emocionada.

Gripe Influenza H1N1

A imunização contra a gripe Influenza H1N1 continua em todas as UBS até o dia 9 de julho. Infelizmente não há disponibilidade dos profissionais se deslocarem a todas as residências e vacinar todos os idosos. Ilse coloca que apenas os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção serão ainda vacinados em suas casas. Estes podem entrar em contato com as UBS para solicitar o agendamento da vacina em domicílio.

Nesta semana mais grupos foram abertos para serem contemplados com a vacina da gripe sendo o grupo de pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviários, passageiros, urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema penitenciário; pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens em medidas sócio educativas.

Para maiores informações ligue no número do SUS de Porto União: 3522 1496

Acompanhe a entrevista completa

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2021/06/ILSE-SIMIONE.mp3
Sair da versão mobile