Rádio Colmeia FM

Entrega de mudas de Erva-Mate beneficia mais 35 produtores

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

A Prefeitura de Bituruna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou mais uma entrega de mudas de Erva-Mate. Reunidos na praça do Fogo, 35 pequenos produtores foram beneficiados através do Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate. O objetivo é possibilitar a diversificação da produção na propriedade, promovendo a geração de renda no campo.

Morador da comunidade Sagrada Família, no Assentamento Rondon 3, João Maria de Souza foi um dos agricultores que recebeu 210 mudas e 40 quilos de composto orgânico (adubo), produzido na UTC Reciclinho (Unidade de Triagem e Compostagem). Ele já possui essa cultura em sua propriedade es está feliz por poder aumentar a quantidade. “Eu trabalho com carvão, mas também tenho pés de erva-mate e, apesar de ser uma quantidade pequena, ela representa metade da minha renda”, explica.

O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, destacou que esta é apenas uma das ações do programa. “O objetivo é promover melhorias para toda a cadeira produtiva. Com as mudas estamos atendendo o agricultor, mas também estamos criando novas possibilidades para os viveirista, indústria e buscando incentivos para criação de novos produtos para o consumidor final”, adianta. Também deixaram sua mensagem aos produtores o vice-prefeito, Rodrigo Marcante, os vereadores Mário Zampieron, João Padilha e Nelson Liber, e o diretor de Meio Ambiente, Fábio Cró.

O Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate foi criado através da Lei n° 2061/2019 e já beneficiou 105 produtores com a entrega de mudas. Esses produtores foram selecionados seguindo os critérios desta legislação.

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna