Ícone do site Rádio Colmeia FM

Equipe do Demutran chama a atenção sobre a AIDS

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

As ações de trabalho da equipe do Departamento Municipal de Trânsito de Porto União (Demutran), tiveram continuidade nesse primeiro dia do mês de dezembro, pelas principais vias da cidade.

Como feito no mês de Outubro, com as ações do Outubro Rosa, em novembro, com o Novembro Azul, não está sendo diferente nesse mês de dezembro, em que é feita a chamada da comunidade sobre o Dia Mundial de Combate a AIDS.

Quem passou pelas ruas Matos Costa, Prudente de Morais, Sete de Setembro, e tantas outras vias do município, pode confirmar as tradicionais placas que ficam na altura da visão do motorista, com a dica contra a AIDS: “1º de Dezembro Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, faça o teste de HIV”.

Em conversa com a reportagem da Rádio Colmeia, no mês de outubro, quando a ideia foi colocada em prática, o coordenador do Demutran, Ivan Scheid, destacou que cada mês será feito ações assim para chamar a atenção da sociedade para uma vida melhor, com saúde e cuidados no trânsito.

 

O que é a AIDS:

 

A AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado, vai a uma infecções mais graves como tuberculose ou câncer, e o próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de AIDS era uma sentença de morte, mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida, basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.

Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevivência da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco, e usar sempre o preservativo.

 

 

 

Sair da versão mobile