A pressão sobre o trecho do KM 193 da BR-280 fez ceder de vez a rodovia na madrugada desta terça-feira, 2, um dia depois de a empresa SMK, de Canoinhas, ter iniciado o trabalho de recuperação da via.
A SMK foi contratada pela empresa APIA, responsável pela manutenção do trecho. Máquinas estão trabalhando no local próximo a encosta abaixo da rodovia.
Devido ao perigo no local, a BR 280 foi totalmente interditada na segunda-feira, 25, após parte da pista desabar devido a uma erosão causada pelas chuvas que caíram nas últimas semanas na região. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a cratera que se formou no local tem de 30 a 40 metros de profundidade. Não há previsão de conclusão dos trabalhos, que dependem de tempo bom para serem realizados.
Segundo a PRF, são oito as fases de recuperação do trecho. A primeira é a desobstrução do bueiro, que foi concluída ainda nesta terça. Agora, passa para a escavação de todo o material para abrir caminho de serviço e colocação de uma galeria. O terceiro trabalho a ser feito é criar um corta-rio, um canal construído para se deslocar um curso de água para outro local.
Depois, será feito o “berço” do novo bueiro; assentamento do bueiro novo com alas e bocas; um novo aterro completo; pavimentação e; por fim, sinalização horizontal.
“Essas são as etapas o mais simplificadas possível. Esperamos no próximo final de semana termos uma previsão melhor de quando será completada cada uma delas”, explica um policial rodoviário federal ouvido informalmente pela reportagem. Desde o rompimento da via, nenhuma fonte oficial repassa informações à imprensa, que tem recorrido a fontes informais ligadas à PRF, ao DNIT e às empresas envolvidas na reconstrução do trecho para entender o processo de recuperação da rodovia.
Com informações JMais