Rádio Colmeia FM

Escolas estaduais de Porto União e região fazem chamamento de pais e responsáveis

Foto: Rádio Colmeia

Devido a pandemia, as escolas precisaram fazer alterações em seus calendários e na maneira de aplicar as atividades. Com o encerramento do semestre, as escolas estaduais de Porto União e região estão fazendo um chamamento de pais e responsáveis.

De acordo com o Coordenador Regional de Educação da Gerência Regional de Canoinhas, Ethel Jacomel, a Secretaria Estadual de Educação mudou seu calendário e, no ano de 2020, as atividades passaram a ser avaliadas semestralmente.

No dia 31 de agosto o primeiro semestre se encerrou e no dia 1 de setembro o segundo semestre teve início. Até o dia 18 de setembro serão realizados conselhos de classe, avaliação dos alunos, inclusão de notas e atividades e verificação da situação de cada aluno.  

Como há a preocupação de não deixar nenhum aluno com o aprendizado atrasado, a Secretaria de Educação disponibilizou várias plataformas e formas para repassar as atividades. Mas visto que nem todos os alunos poderiam acessar as aulas online com qualidade, por várias questões, as escolas passaram a fazer atividades impressas.

O chamamento se dá basicamente por isso, para que os pais se inteirem com a situação escolar dos filhos, podendo ligar ou comparecer na escola. Para Jacomel, as escolas querem dar uma oportunidade aos alunos para que o período encerre com o semestre dentro da normalidade. Também é importante que os pais que tem dificuldade na hora de ajudar seus filhos procurem a escola.

Para Jacomel, as escolas procuraram montar uma rede em que todos tenham o acesso aos professores e diretores. “Muitos professores respondem a noite as dúvidas dos pais, sabendo que muitos trabalham o dia todo”, disse. A Secretaria de Educação tinha programado de incluir a plataforma digital nos próximos dois anos e precisou implantar em duas semanas devido a Covid-19.

Assim, os professores foram orientados e capacitados, através de reuniões, para que conseguissem fazer o trabalho remoto e atender as necessidades dos alunos.

Sobre o possível retorno das aulas presenciais, o coordenador diz que nada será decidido sem o aval da Secretaria Estadual de Saúde. “Nós só vamos retornar se nós tivermos realmente condições de segurança”, aponta. No momento, o último prazo para o retorno é dia 12 de outubro.