O município de Porto União, que pertence a Regional de Saúde de Canoinhas, está mapeado no estado com infestação de larvas do Aedes Aegypti, e por isso, vem realizando atividades de conscientização a toda sua população. Este trabalho está acontecendo em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, da gerência Regional de Saúde, escolas e diversas outras entidades.
Na terça e quarta-feira (4 e 5), equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), dos bairros Santa Rosa e São Pedro, estiveram realizando palestras nas Escolas Germano Wagenfhur e Antônio Gonzaga.
Nas Escolas Estaduais do município estão sendo realizadas palestras para conscientização de crianças e adolescentes, para que todos sigam os procedimentos em relação aos cuidados e limpeza nas suas casas e bairros. “Os alunos são nossos principais aliados, pois ouvem nas palestras sobre os perigos do mosquito transmissor da Dengue, Chinkungya e Zika, e que agora também pode transmitir a Febre Amarela e repassam aos familiares”, destaca o gerente de Saúde, Antonio Gilberto de Carvalho.
“Os alunos poderão orientar e replicar estas informações para suas famílias, vizinhos e amigos, destacando sobre a importância em manter limpo todo e qualquer tipo de produto ou material que acumule água”, frisa o gerente.
As palestras aconteceram na terça-feira, 4, na EEB Germano Wagenfhur com a equipe da ESF do bairro São Pedro, e na quarta, 5, foi realizado na EEB Antônio Gonzaga com a equipe da ESF do bairro Santa Rosa, junto com a médica Marceli Portela Antoria.
Somente no município de Porto União nos três primeiros meses de 2017, já foram contados mais de 160 focos, em que foram localizadas as larvas do mosquito Aedes.