Ícone do site Rádio Colmeia FM

Escuta especializada para atendimento de crianças e adolescentes será implantada em Irineópolis

Imagem Ilustrativa

Nos próximos meses Irineópolis deve contar com escuta especializada para atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A informação é do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), que na semana passada realizou reunião com representantes do Sistema de Garantias de Direitos (SGD) do município para planejar e instituir o comitê de gestão colegiada responsável pela implantação do serviço.

Instituída pela lei nº13. 431, de abril de 2017, a Escuta Especializada estabelece garantias de direitos e procedimentos para a escuta e tomada de depoimentos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. “Ela previne revitimização de crianças e adolescentes vítimas de violência, evitando que essas crianças e adolescentes precisem relatar diversas vezes, para diversas pessoas a situação que vivenciaram ou testemunharam”, explica a secretária de assistência social, Vera Lúcia Piotrowski Cubas.

Com a instituição do comitê de gestão para a implantação da escuta especializada, será criado um protocolo com instrumentos e fluxos de atendimento, resultando em um trabalho intersetorial para a proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Sair da versão mobile