Rádio Colmeia FM

ESF do Limeira realiza confraternização com pacientes do Hiperdia

Foto: Divulgação

O Programa Estratégia Saúde da Família do bairro Limeira organizou, na manhã desta quinta-feira 12, a última atividade deste ano relacionada ao programa Hiperdia, direcionado especialmente a hipertensos e diabéticos. No edifício da Igreja Assembleia de Deus da localidade foram repassadas instruções de cuidados com a saúde, uso correto de medicamentos, feita a aferição de diabetes e teste da taxa de glicose no sangue, e servido café com frutas aos presentes.

De acordo com a enfermeira responsável pela Unidade de Saúde do Limeira, Marlise Seretta Kuyava, aproximadamente 320 pessoas são atendidas pelo Hiperdia na comunidade. O encontro, dessa quinta-feira, serviu para confraternização entre os pacientes participantes do programa, que encerra as atividades de 2013 e recomeça em janeiro 2014. “Na verdade não para. É um momento de confraternização, apenas”, justifica Marlise. Sobre o local escolhido, a enfermeira explicou que o espaço do Centro Comunitário ficaria pequeno e, por isso, solicitou ajuda da Igreja, sendo prontamente atendida. A pastora responsável pelo templo, Isaura Feltz, incentivou a participação da comunidade e o atendimento às orientações fornecidas.

 

Métodos de trabalho:

 

Marlise comentou que o Hiperdia tem sido desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória em vários locais. O foco está diretamente ligado à proposta de governo do prefeito Pedro Ivo Ilkiv que visa a prevenção e promoção em saúde pública. “Sempre pensando na prevenção para evitar sequelas”, relata a enfermeira sobre o programa. A boa condução dele tem como meta longa vida, sempre reforçando a necessidade de cuidados. “O foco é a promoção à saúde. A gente não quer pessoas doentes. A gente quer, pelos menos, que as pessoas tenham uma qualidade melhor de saúde”. Para isso, cabe aos pacientes o atendimento às orientações e administração correta de medicamentos.

Marlise salientou o trabalho de toda a equipe: médico, enfermeira, técnicos em enfermagens, agentes comunitários de saúde e demais funcionários. “Todos da nossa unidade colaboraram e queremos sempre cuidar da saúde dos nossos munícipes”, completa.