Tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como caminho para a expansão, qualificação e consolidação da atenção básica, a Estratégia Saúde da Família (ESF) visa reorganizar o segmento no país de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Por meio da Estratégia, é possível reorientar o processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, ampliando a resolutividade e o impacto positivo na situação de saúde das pessoas, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.
Em 1999, a Unidade Básica do bairro Rocio se tornou “Estratégia da Saúde da Família” e, desde então, só tem evoluído.
Hoje, atende uma população de 2.823 pessoas que integram 917 famílias.
É composta por uma equipe multiprofissional formada por um clínico geral, um pediatra, uma enfermeira, três técnicos de enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde, um dentista, um técnico em saúde bucal, um auxiliar administrativo e um profissional serviços gerais.
Essa equipe também recebe o apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) com fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, fonoaudióloga e nutricionista que realizam atendimentos individuais e em grupos para Prevenção e Promoção da Saúde.
Em 2017, a equipe da Estratégia da Saúde da Família do Rocio passou pelo processo de Qualificação pelo Estado do Paraná, se tornando Equipe Selo Bronze. No mesmo ano a equipe também foi avaliada pelo Ministério da Saúde, através do Programa de Melhoria do Acesso e da qualidade dos serviços de Saúde (PMAQ).
Todos os programas e serviços oferecidos visam a prevenção e promoção da saúde integral para toda a população, nas áreas de saúde da criança, do adolescente, do adulto, do idoso, saúde da mulher, do homem e portadores de necessidades especiais.