Ícone do site Rádio Colmeia FM

Estação de Monte Castelo registra três estrelas cadentes da chuva de meteoros Perseidas

Imagens: Jocimar Justino/Estação de Monitoramento de Monte Castelo

Na madrugada de domingo, 13, entre 4h30 e 5h30, a estação de monitoramento de meteoros de Monte Castelo, que faz parte da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) e operada pelo astrônomo amador Jocimar Justino, fez o registro de três meteoros da famosa chuva de meteoros Perseidas, um dos fenômenos astronômicos mais aguardados do ano.

A chuva foi registrada em várias lugares do País, porém, em Santa Catarina, o único registro foi em Monte Castelo. Justino explica que “embora essa chuva de meteoros tenha uma presença mais marcante no hemisfério Norte, porém, mesmo no hemisfério Sul, onde os números são menores, eles costumam deixar rastros longos e brilhantes, criando um espetáculo visual único”.

A neblina em Monte Castelo comprometeu um pouco o registro, mas mesmo assim, o esforço dedicado para registrar essa famosa chuva valeu a pena, segundo o observador. “Os vídeos capturados são uma evidência clara do belo show que a natureza nos proporcionou, mesmo em condições adversas”, afirma Justino.

**Via JMais

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2023/08/1Estacao-de-Monte-Castelo-registra-tres-estrelas-cadentes-da-chuva-de-meteoros-Perseidas.mp4
https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2023/08/2Estacao-de-Monte-Castelo-registra-tres-estrelas-cadentes-da-chuva-de-meteoros-Perseidas.mp4
Sair da versão mobile