O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) assinou o contrato da obra para estabilização de taludes em trecho da PRC-466 em União da Vitória, na região Sul do Estado. A execução do projeto vai resolver a queda de rochas na pista, principalmente em dias chuvosos, nas proximidades da Ponte Manuel Ribas, numa extensão de 400 metros.
A empresa que venceu o processo de licitação terá agora 15 dias para elaborar e apresentar o plano de trabalho. Em seguida, serão iniciados a implantação de canteiro de obras, o deslocamento de maquinário e a contratação de colaboradores para solucionar a situação no trecho da rodovia.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, este trecho tem um ponto crítico com queda de rochas que geralmente bloqueiam o tráfego por completo, um risco tanto para os motoristas quanto para os pedestres.
“O local já conta com sinalização e bloqueios para evitar o trânsito de veículos pesados para que a situação não se agrave. Agora, com a obra, vamos resolver esse problema e deixar a pista completamente liberada”, disse o secretário.
A obra prevê a adequação do maciço rochoso próximo à rodovia, que passará por detonações, cortes e escavações até se tornar um talude com inclinação segura, com duas banquetas e uma proteção com concreto projetado sobre tela em sua base.
O investimento total é de R$ 4.275.416,18, que beneficiarão mais de 60 mil moradores da região, além dos condutores que trafegam pela PRC-466.
Se tudo ocorrer dentro da normalidade, já que se trata de um local delicado formado por rochas maciças, a obra deve ser concluída em 180 dias a partir da emissão da ordem de serviço, que será feita em breve, explica o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes.
“Também constatamos a necessidade de deslocar a pista em cerca de 5 metros, ficando mais próxima da nova contenção do talude. Desta forma, a pista terá uma distância maior do Rio Iguaçu, aumentando ainda mais a segurança do trajeto”, explicou.
Entre a rodovia e o Rio Iguaçu serão implantados muros de gabiões, associados a valetas de concreto e descidas d’água. Para a solução da drenagem, estão previstas sarjetas em concreto no pé do talude e na banqueta, conectadas à caixa coletora e bueiro, valetas de proteção e drenos longitudinais em solo e rocha.
A duas pistas novas terão 3,60 metros de rolamento cada, com faixas de segurança de 1 metro, uma ciclovia de 2,70 metros, e um gradil para proteção dos pedestres do lado esquerdo da rodovia. Além disso, será realizada nova pintura da sinalização horizontal.