Ícone do site Rádio Colmeia FM

Estudante de União da Vitória tem projeto aprovado na Assembleia Legisdlativa do Paraná

 Uma ideia que nasceu em sala de aula, em União da Vitória, agora ganha dimensão estadual. A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a iniciativa voltada a ampliar as oportunidades e dar mais segurança às escolhas profissionais dos jovens paranaenses. A proposição institui a Campanha Permanente Orienta Paraná, direcionada à orientação vocacional e profissional de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada. O texto foi votado nas duas sessões plenárias ordinárias realizadas nesta terça-feira (3) – uma referente ao dia e outra antecipada de quarta-feira (4). Com dispensa de redação final, o projeto segue para a sanção governamental.

A proposta 1099/2025 foi apresentada pelos deputados Alexandre Curi (PSD) e Hussein Bakri (PSD) e nasceu no Geração Atitude, programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa em parceria com o Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná e Poder Executivo.

O Orienta Paraná prevê ações permanentes, como oficinas temáticas, palestras, mentorias, visitas técnicas, estágios de curta duração e testes vocacionais gratuitos para alunos da rede pública, além de parcerias com universidades, empresas e conselhos profissionais. O objetivo é fortalecer o autoconhecimento, apoiar a definição do itinerário formativo e reduzir a evasão no ensino superior e técnico.

De acordo com os autores, a campanha pretende apoiar escolhas profissionais mais conscientes e estimular a elaboração de projetos de vida e planos de carreira. A proposta também incentiva a integração entre escolas, instituições de ensino, setor produtivo e órgãos públicos, criando uma rede duradoura de apoio à juventude.

A iniciativa foi idealizada pela estudante Rita de Cássia Lesnhak, de União da Vitória, vencedora da edição de 2025 do Geração Atitude. O projeto se destacou ao propor um programa capaz de ajudar jovens a enfrentar a insegurança comum na escolha da carreira, chamando atenção para a importância de oferecer suporte contínuo diante das inúmeras possibilidades profissionais e das mudanças constantes no mercado de trabalho.

A professora Juliana Pessi Mayorca do colégio estadual Padre Giuseppe Bugatti, do município União Da Vitória, falou sobre o projeto vencedor do Geração Atitude 2025, desenvolvido com a aluna Rita De Cassia Lesnhak. “Esse é o nosso primeiro ano no Geração Atitude. O nosso projeto chama-se Orienta Paraná. A ideia é preparar os estudantes para o mercado de trabalho, para suas carreiras profissionais. O objetivo é fazer oficinas e palestras, e levar profissionais para conversar e orientar os estudantes: como eles podem chegar naquela profissão, que cursos eles podem fazer, etc. Eu achei muito interessante realizar o projeto, e ainda mais a possibilidade de implementá-lo.”

A campanha prevê oficinas temáticas, palestras com profissionais de diferentes áreas, mentorias, visitas técnicas, estágios de curta duração e testes vocacionais gratuitos. O objetivo é apoiar os estudantes na escolha da profissão, fortalecer o autoconhecimento, auxiliar na definição do itinerário formativo e reduzir a evasão no ensino superior e técnico. A iniciativa também busca integrar escolas, universidades, empresas, conselhos profissionais e órgãos públicos, criando uma rede de apoio permanente para a juventude do Paraná.

Sair da versão mobile