Mostra Internacional de Instrumentos de Tortura, esta pela primeira vez em União da Vitória. A mostra que teve início, no dia 7, contém 40 itens de tortura, em que era usado na Idade Média. A exposição fica na Estação União, e esta aberta para visitação de segunda a sábado.
As peças pertencem a Associação de Historiadores e Pesquisadores da Itália, e percorre o mundo desde 1985, sendo visitada por mais de um milhão de pessoas.
A curadora Carla Andrade conta um pouco mais sobre as peças, explica os horários de funcionamento.
Entre as 40 peças, a mais antiga da exposição é a cadeira inquisitória, de 1186, que contém 1606 pontas de madeira e mais 23 de ferro. O objetivo era obter confissões, portanto se não ocorresse isso, a vitima morreria torturada.
A mostra já passou por 86 cidades do Brasil, e vem chamando a atenção de professores e alunos. O professor Leonel, do Colégio SESI de União da Vitória, levou sua turma para a visitação, e conta sobre a importância dessa pesquisa de campo para os alunos e comenta um pouco mais sobre o que aconteceu com a humanidade.
A aluna Gabriele, também comenta sobre a crueldade que era naquele tempo, e explica o quanto é bom o colégio trabalhar esse tema com as turmas, e poder aprender ainda mais olhando as peças.
Agenda:
A exposição ficará na cidade até dia 22 de novembro, com os horários de segunda a sábado, das 9h ás 12h e das 13h30 até 17h30. Nas sextas-feiras, a exposição fica aberta também à noite, entre 19h ás 21h. Aos domingos a exposição fica aberta das 14h ás 17h30.
O custo de entrada é de 6 reais a inteira, 3 reais para estudantes e idosos,e 2 reais para estudantes com a visita agendada antecipadamente .
Para mais informações entrar em contato: (42) 3522-7157 disponível entra às 12h ás 18h.
Galeria: