As comemorações dos 97 anos de Porto União ganharam cores nesta segunda-feira, 1° de setembro, com a abertura da exposição Paulo Leminski em Cores e Formas, na Casa Cultural Aníbal Khury, o Castelinho. A exposição conta com pinturas, poesias, representações em peças de roupas, haicais e outros artigos eu chamam atenção para o que o escritor curitibano expressava em sua arte.
O trabalho foi produzido por alunos da professora Ana Inêz Schreiner, do Colégio José de Anchieta, trabalhado em sala de aula e transformado em arte. “Esse trabalho nasceu da proposta da caravana da poesia, esse ano sobre a literatura de Paulo Leminski. Os trabalhos dos alunos foram se desenvolvendo a medida que fomos conversando sobre as biografias”, explica professora Ana. Uma curiosidade da exposição é a criação dos alunos de um Parangolinski, que é a união da literatura de Leminski com o parangolé de Hélio Oiticica.
“Embora Paulo Leminski tenha sido considerado uma pessoa de difícil interpretação, mas foi um artista, que gostava muito do trabalho da nossa artista Helena Kolody”, destacou a coordenadora do Castelinho, Therezinha Wolff. “Trabalhou na época da bossa nova, da revolução de 64, onde muitos artistas tiveram problemas, pois iam contra as coisas que aconteciam no país e com isso muito aconteceu de bom e de novo com a arte”, disse.
O prefeito Anízio de Souza esteve presente na abertura da exposição e enfatizou que o objetivo da criação da Secretaria de Cultura e Turismo é o de incentivar a divulgação do trabalho dos artistas da região. “Hoje vemos esse bonito trabalho feito por alunos expressando em diversas formas a arte de Paulo Leminski. Esse é mais um momento muito importante da cultura de Porto União”, disse Anízio.
Durante a abertura os alunos realizaram duas apresentações musicais com tema relacionado a Paulo Leminski, numa visão da atualidade.
Acompanhe as duas musicas cantadas na noite desta segunda-feira, que marca a exposição.
No FanPage da Rádio Colmeia, o ouvinte e leitpor da Colmeia tem a oportunidade de ver em vídeo a apresentação.
Serviço:
A exposição segue até o dia 17 de setembro das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O Castelinho fica na rua Coronel Belarmino, 435, na esquina com a rua XV de Novembro, área central de Porto União.