Rádio Colmeia FM

Faça a diferença: não abandone, adote um focinho

Policia Militar Santa Catarina

Não existem dados oficiais sobre o abandono no Brasil, mas ONGs e instituições ouvidas nos últimos meses têm registros parecidos durante a pandemia e apontam para um aumento, de até seis vezes no número de abandonos; que não se resumem a cachorros e gatos, mas também a outros bichos, como cavalos e coelhos.

Há uma quantidade absurda de pessoas que querem se desfazer dos seus próprios bichos de estimação. A organização acredita que as questões envolvendo a Covid-19 motivou ainda mais as pessoas a se isolarem em casa, contribuindo para esse cenário.

O abandono e maus tratos a animais são considerados crimes, com pena de detenção de três meses a um ano. Além de inúmeras situações que levam ao abandono, a desinformação também está levando as pessoas a se desfazerem dos seus animais de estimação. Lembramos que os cães e gatos não transmite o Coronavírus, pelo contrário, têm ajudado e muito as pessoas a conviverem no período de quarentena, pois é comprovado que o contato com os bichinhos auxilia na produção de endorfina e serotonina, substâncias que atuam no cérebro regulando humor, sono, apetite e reduzindo as taxas de cortisol, hormônio relacionado ao estresse.

Faça a diferença, adote um focinho. E ao fazê-lo, lembre-se: adoção responsável; ao adquirir um animal, é preciso lembrar que ele não é um brinquedo. Precisa ser cuidado sempre por meio de boa alimentação, banho, cuidados na prevenção de doenças e muito carinho, principalmente. Lembrando que a 1ª Companhia do 3º Batalhão da Policia Militar em Porto União ainda está recebendo doação de ração. Para doar, basta levar qualquer quantidade na rua Nilo Peçanha, 1435, no bairro São Pedro.