A rodovia PR 170 em Guarapuava está parcialmente interditada por famílias do Movimento Sem Terra (MST) na manhã dessa quinta-feira, 19. Esta interdição ocorre sentido Entre Rios. Equipes policiais estão no local, conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e o trânsito flui com o sistema pare e siga.
Na tarde de ontem mais de 300 camponeses e camponesas do movimento interditaram a pista no quilômetro 390. Segundo fontes oficiais, a manifestação ocorre para cobrar uma resposta efetiva do INCRA para a Reforma Agrária na região.
A mobilização é pela regularização fundiária de 14 comunidades camponesas Sem Terra e de Posseiros, localizadas nos municípios de Inácio Martins, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Guarapuava. Juntas, as comunidades formam a Brigada Cacique Guairacá do MST-PR.
As pautas foram apresentadas em uma assembleia com o INCRA, realizada na região há 90 dias. Sem resposta no órgão na data prometida, as famílias ocuparam a estrada sem prazo para sair, até que sejam ouvidas.
Na quarta-feira a Polícia Militar foi ao local e conversou com cerca de 200 manifestantes, orientando a não interdição da via, visto que é o único acesso para levar mantimentos para União da Vitória que está em situação de emergência.
**Com informações RSN e redes oficiais MST