Ícone do site Rádio Colmeia FM

Farmácia do SUS de União da Vitória atende 400 pacientes ao dia

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Em União da Vitória, a assistência farmacêutica tem avançado significativamente nos últimos anos.  Isso se deve a um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, por meio da promoção do acesso aos medicamentos. “Some-se a isso o uso racional, que faz parte de um ciclo: seleção, programação, aquisição, distribuição e avaliação de utilização dos fármacos, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população”, destaca Vanessa Mara de Lima Bostelmann, farmacêutica responsável pela farmácia.

Ela explica que o Componente Básico da Assistência Farmacêutica inclui os medicamentos relacionados à atenção primária em saúde, para doenças que são atendidas e acompanhadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. Os medicamentos selecionados têm como base a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). “Os medicamentos para diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares fazem parte deste elenco”, complementa.

Quanto aos medicamentos do programa Hiperdia (para tratamento da hipertensão e diabetes) e Saúde da Mulher (anticoncepcionais), o usuário deve ser encaminhado à unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para a retirada.

Atende cerca de 400 pacientes ao dia, os quais após retirar senha aguardam sentados e acomodados em ambiente climatizado e com água à disposição.

Criou-se ainda, o sistema de gerenciamento de filas com o intuito de agilizar o atendimento, esclarecer dúvidas, instruir a respeito da fila preferencial e principalmente evitar esperas desnecessárias.

Para retirar medicamentos pelo sistema único de saúde, se faz necessário que o usuário, além de residir no município, dirija-se à farmácia básica tendo em mãos os seguintes documentos:

 

  1. a) Receita médica válida, corretamente preenchida, datada e carimbada;

 

  1. b) Cartão SUS emitido pelo município de União da Vitória.

 

A entrega de medicamentos e insumos será imediata, caso os mesmos estejam disponíveis. Vale ainda ressaltar, que o serviço não fornece medicamentos para menores de 12 anos desacompanhados. No caso de psicotrópicos e medicamentos sujeitos a controle especial, a idade mínima para receber os medicamentos sobe para 18 anos, conforme legislação federal.

Os medicamentos que devem estar disponíveis estão contemplados na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de União da Vitória (Remume) a qual, hoje, elenca 240 itens para atendimento aos componentes básico da assistência farmacêutica, componente estratégico da assistência farmacêutica (distribuição pelo estado) e das Unidades de Urgência e Emergência e da Atenção Hospitalar. Desta forma, é a partir desta lista padronizada e atualizada anualmente que serão disponibilizados os medicamentos e insumos nas esferas de gestão.

“Vale lembrar que a REMUME deve ser apresentada e aprovada em conselho municipal de saúde antes de sua publicação. No conselho, ferramenta de controle social do SUS, a participação da população é essencial como meio de garantir representatividade”, destaca.

Cabe à  Comissão de Farmácia e Terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória, composta por médicos, farmacêuticos, enfermeiros e odontólogos estabelecer a Remume, em conformidade com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – Rename, e mantê-la atualizada e apoiada nos instrumentos legais como a Portaria GM/MS nº 3916/98 que estabelece a Política Nacional de Medicamentos; a Resolução CNS nº 338/04 que aprova a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, Lei nº 12.401/11 que estabelece que a dispensação de medicamentos no âmbito do SUS deve seguir as relações instituídas pelo gestor local e Decreto nº 7.508/11 que estabelece que estados, distrito federal e municípios poderão adotar relações específicas e complementares de medicamentos.

A RENAME define a lista de medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para atender as necessidades de saúde prioritárias da população brasileira e norteia a Rename.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) é responsável por atualizar os itens da listagem nacional através das solicitações inclusões, exclusões e alterações.

Os itens que compõem uma seleção de medicamentos devem ser incluídos, excluídos ou indicados como de uso restritivo, considerando-se parâmetros pré-estabelecidos e decorrentes principalmente da magnitude de sua ação em termos epidemiológicos, de recomendações científicas atualizadas, de medicina baseada em evidências e da relação custo-benefício que oferecem.

“Já o paciente que necessitar de medicamentos que não constam na lista da REMUME deve realizar consulta aos medicamentos padronizados nos protocolos da 6ª Regional de Saúde em União da Vitória, a qual contempla os demais componentes da assistência farmacêutica”, explica.

 

Serviço:

 

A farmácia situa-se na rua Marechal Floriano Peixoto, 180, centro. Os telefones para contato são: (42) 3521 17 98/ (42) 3521 17 96. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 8h30 e 11h30 e das 13h30 às 17h.

Também pode consultar os medicamentos oferecidos pelo programa “Aqui tem Farmácia Popular” do Governo Federal aonde estão disponíveis medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma. Além disso, são ofertados com até 90% de descontos medicamentos para o tratamento de rinite, dislipidemia, Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência.

 

A Farmácia Básica Municipal Dr. Willy Carlos Jung situa-se na Praça Joaquim Fernandes Luiz Filho- 01, centro (no mesmo prédio dos bombeiros de União da Vitória, antiga rodoviária) e seu horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, entre 8h e 12h e das 13h às 17h.

WhatsApp: (42) 9 9995 08 26.

E-mail: farmaciacentraluva@outlook.com

Sair da versão mobile