As escolas municipais de União da Vitória estão colhendo os frutos de mais uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). Contando com a participação de toda comunidade escolar, as unidades têm vivido momentos de realizações que fazem parte da Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp).
É o caso da comunidade de São Domingos, no interior do município, onde a Escola Municipal Waldomiro de Souza viveu na quarta-feira, 7 de novembro, a sua Feira Jeep. A promoção apresentou desde produtos artesanais, como docinhos, pizza e salgadinhos, até a locação de gibis e brinquedos. Destaque também para o emocionante passeio de carroça, como empreendedorismo turístico.
O conteúdo do programa do Sebrae são inseridos na matriz curricular como atividade transdisciplinar, compatíveis com o currículo do ensino fundamental, ou podem ser ofertados em horários extraclasses. “Parcerias como essa, com o Sebrae, fortalecem a escola pública e quem ganha é a comunidade. Todas as escolas de União da Vitória estão de parabéns, pois os eventos foram um sucesso”, disse Sandra.
A Escola Municipal Vicente Codagnone, localizada do bairro Bela Vista, foi outra que viveu nesta quarta-feira, 7, a apresentação dos trabalhos dos alunos.
O objetivo do programa Jepp é disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.
A metodologia está estruturada em nove cursos, um para cada ano do Ensino Fundamental. Os alunos são instigados a desenvolver o comportamento empreendedor, promover a ecos sustentabilidade, ética e cidadania, cultura da inovação e cooperação, e o plano de negócio.
O curso também proporciona à escola e aos professores a oportunidade e liberdade de fazer adequações do tema, conforme a realidade local e dos alunos.
A secretária de Educação, Sandra Leão, cumprimentou alunos, professores e direção da escola pelo sucesso do evento. “É uma grande alegria ver os alunos protagonistas de uma aprendizagem muito significativa”, finalizou a secretária.