Rádio Colmeia FM

Festa da Costela gera visibilidade e oportunidade de negócios

 

Foto: Divulgação

A cada ano a Festa Nacional da Costela toma maiores proporções.  Em sua 6ª edição, o evento realizado pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira da Amizade, com o apoio da prefeitura de União da Vitória, reuniu mais de 70 mil pessoas nos três dias de festa. Foram consumidas mais de 15 toneladas de costela assada em fogo de chão.

Durante os três dias de festa, os tradicionalistas apresentaram seus valores e sua culinária, os turistas tiveram a oportunidade de conhecer os atrativos turísticos, os empresários expandiram seus negócios e o público em geral assistiu a apresentações artístico/culturais.

Os apreciadores da música tradicionalista participaram dos fandangos com os grupos Marcação, na sexta, Os Serranos, no sábado e um show aberto ao público, com o grupo Talagaço, no domingo.

Os fãs da música sertaneja assistiram ao show de Zé Ricardo e Thiago, na sexta, e Cristiano Araújo, no sábado.

A estrutura montada para a festa agradou o publicou. Foram mais de oito mil metros quadrados de área coberta. E dessa forma, nem a chuva que caiu no sábado e domingo tirou o brilho do evento.

Para montar a estrutura, a administração municipal firmou um convênio com o CTG que foi aprovado pela Câmara de Vereadores e possibilitou o repasse dos recursos financeiros ao CTG.

 

Turistas

 

Durante os três dias da festa, os hotéis de União da Vitória e Porto União, ficaram lotados. Circulando pelo entorno e estacionamentos da festa, avistava-se veículos das mais variadas cidades do estado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também veículos de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Muitos turistas vieram por meio de agências de viagens e aproveitaram a estadia em União da Vitória para conhecer o city tour e o roteiro ucraniano, conhecendo os valores culturais e a culinária do município.

 

Empresas

 

A festa também possibilitou a expansão de negócios. O Grupo Icavel, por exemplo, expôs seus produtos (caminhões e ônibus) e realizou vendas que somam cerca de R$ 1.000.000,00.

Além disso, a diretora da Empresa, Solange Perdoncini, visitou a prefeitura e sinalizou o interesse do grupo em instalar uma revenda no município. A empresa deve instalar-se ainda esse ano e gerar cerca de 100 empregos.

Diversas empresas locais também expuseram seus produtos.

Avaliação

 

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Oscar Nhoatto, entende que a festa marca a cidade de União da Vitória com competência e capacidade de realizar grandes eventos. “Além da venda da imagem de União da Vitória, para o Paraná e o Brasil, criou oportunidades de negócios, inclusive firmando contato com empresas para novos investimentos”.

O prefeito Pedro Ivo Ilkiv observa que a Festa da Costela fortalece a identidade do município perante aos visitantes e disponibiliza várias atrações culturais para a população e apresentação de uma gastronomia de muita qualidade.