Todos os caminhos levavam a comunidade da região Sul do Paraná e Planalto Norte de Santa Catarina, a conhecida cidade de Bituruna, “Terra da Uva e do Vinho”, neste final de semana.
O motivo foi a 24ª Festa da Uva e 31ª Rodeio Crioulo de Bituruna, que foi realizado nos dias 13,14 e 15 no parque de eventos do CTG Chapéu Tapeado.
Na noite de sexta-feira, o local já estava lotado de tantas pessoas que foram ver a culinária italiana, e também as primeiras lançadas que segundo a equipe organizadora, só terminou na madrugada de sábado.
O sábado, 14, foi marcado pela presença das autoridades que foram ate a cidade, para levar um abraço fraterno de sucesso.
A Rádio Colmeia, mais uma vez se fez presente na Festa da Uva, e no seu programa de entrevista, o Jogo Aberto, entrevistou as principais autoridades de Bituruna, e da região Sul do Paraná, que parabenizaram a organização por mais um evento.
O prefeito de Porto União (SC) Anízio de Souza, junto ao seu vice que é natural de Bituruna, Aloisio Salvatti, também estiveram levando o abraço do povo portuniense aos biturunenses.
Por volta das 11h30, o deputado Federal que também é natural de Bituruna, Valdir Luiz Rossoni, esteve prestigiando a 24ª Festa da Uva e 31ª Rodeio Crioulo, e na oportunidade, conversou com os ouvintes da Rádio Colmeia.
Durante a tarde e noite de sábado, muita música e diversão aconteceu na festa, e o principal foi os tiros de laços que novamente foi até o amanhecer de domingo.
Uma das novidades da festa deste ano foi a Corrida Rota do Vinho, organizada pela Secretaria de Esportes e Cultura da cidade. Muitos atletas da cidade e região participaram, e puderam ver a produção de uva e do vinho do município durante todo o percurso.
A saída da Corrida foi feito no CTG, e seguiu para o interior de Santo Antônio do Iratin, onde fica a maior produção de uva e vinho das famílias Bertolletti e Sandi.
Durante a tarde, a população pode acompanhar muita música no palco principal do evento, e ver as provas de tiro de laço.
Quem esteve na festa pode adquirir uva de boa qualidade, e com preços simbólicos. Um quilo de uva custava cerca de seis reais, e um bom vinho tinto suave em garrafa de vidro, ao valor de sete reais.
Segundo a equipe organizadora, os três dias de festa foi marcado por muita animação e ótima presença de público.
Lembrando que a festa terminou, mas quem tiver interesse em comprar uva direto do produtor, pode ir as adegas da cidade e também adquirir um bom vinhos seco ou suave, e suco de uva.